Orçamento para 2010 aprovado em reunião do executivo.

A Câmara Municipal de Mondim de Basto aprovou na reunião do executivo do passado dia 17 de Dezembro, o Orçamento e Grandes Opções do Plano para 2010.

A conjuntura económica do país, as restrições respeitantes à capacidade e limites de endividamento dos municípios bem como o congelamento do aumento de transferências por parte da Administração Central, reflectem-se na proposta apresentada. Contudo, estes documentos apesar de traduzirem as dificuldades que se atravessam e que condicionam a autonomia do poder local, apresentam políticas e estratégias essenciais para a resolução dos problemas e necessidades do concelho.
Dotar os serviços autárquicos com alguns equipamentos que permitam a execução de obras por administração directa, a introdução de novos serviços municipais itinerantes como a Unidade Móvel de Saúde, a Oficina Móvel e a Unidade Multiserviços, e a conclusão das obras do Centro Escolar e da Biblioteca Municipal, constam das prioridades assumidas nas Grandes Opções do Plano e Orçamento para o ano de 2010.
Nos investimentos programados inserem-se ainda a continuidade do projecto de Regeneração Urbana da Vila e a atribuição de bolsas de estudo e de subsídios de apoio à natalidade.
A Câmara assume no Orçamento a intenção de elaborar um estudo económico-financeiro das contas do município e com base nesse diagnóstico preparar um plano de saneamento financeiro, a fim de planear e dar continuidade às acções previstas para o mandato que agora inicia.