Serviço Municipal de Proteção Civil em alerta permanente

Ocorrências Proteção Civil

Nos últimos dias, o concelho de Mondim de Basto - tal como sucedeu um pouco por todo o país - esteve sujeito a um quadro meteorológico adverso que potenciou situações que colocaram em causa a segurança dos munícipes e a normalidade do quotidiano, tendo o Serviço Municipal de Proteção Civil respondido rapidamente às inúmeras solicitações.

Com maquinaria pesada e outros equipamentos adequados, as equipas municipais desenvolveram operações de desobstrução de vias, sarjetas e aquedutos, remoção de árvores caídas na vida pública, estabilização de taludes e remoção de detritos.

Entramos numa estação do ano propícia ao surgimento de outras situações de risco semelhantes e, por isso, Serviço Municipal de Proteção Civil recomenda à população que adote sempre medidas de autoproteção e que evite situações de perigo.

As atividades de proteção civil devem reger-se pelos princípios da prevenção e mitigação devendo, neste âmbito, ser adotados comportamentos adequados, como a desobstrução dos sistemas de escoamento de águas, fixação de estruturas soltas e ter especial cuidado na circulação, principalmente em áreas arborizadas.