USF Senhora da Graça realizou 1º Simpósio dedicado à Diabetes

1º Simpósio USF Senhora da Graça

Na data em que se assinala o Dia Mundial da Diabetes, a Unidade de Saúde Familiar Senhora da Graça realizou o 1º Simpósio subordinado ao tema “À Volta da Diabetes – Passo a Passo com o Pé Diabético”.

Com um programa extenso e apelativo, a jornada de trabalho revelou-se muito proveitosa ao nível da partilha de experiências e de conhecimentos acerca da doença que afeta cerca de 415 milhões de pessoas em todo o mundo.

No período da manhã, destaque para as intervenções da Dr.ª Sandrina Freitas, Médica da USF Senhora da Graça, que fez um enquadramento da doença no concelho de Mondim de Basto e no panorama nacional; para a questão do “Pé Neuropático”, apresentada pelo Coordenador da Unidade Pé Diabético do Hospital de Santo António, o Endocrinologista, Dr. Rui Carvalho; para a apresentação acerca do “Pé Neuroisquémico/Isquémico”, realizada pela Dr.ª Joana Martins, Cirurgia Vascular da Unidade Pé Diabético do Hospital de Santo António; e ainda para os “Cuidados Alimentares na Diabetes”, expostos pela Nutricionista do ACES Alto Ave, Dr.ª Dulce Lemos.

No período da tarde a temática das “Opções terapêuticas no tratamento local do Pé Diabético” foi abordada por Carlos Cancela, Enfermeiro da USF Garcia de Horta, que se focou nos produtos a utilizar diretamente na ferida. A Enfermeira Marisa Gomes, da USF Senhora da Graça apresentou dois estudos de caso do concelho e e Psicólogo Clínico, Dr. Célio Pinto abordou “Os aspetos psicológicos do doente com pé diabético”.

A Vereadora Carla Silva que acompanhou a abertura dos trabalhos destacou o empenho que a equipa da Unidade de Saúde Familiar Senhora da Graça entregou na organização deste primeiro encontro, mas também na atividade diária dos cuidados que prestam à população local.

Aos profissionais de saúde e aos utentes a autarca manifestou a total disponibilidade para colaborar nas ações que promovam o bem-estar e a saúde de todos Mondinenses.