Alunos do concelho realizaram exercício público “A Terra Treme”

A Terra Treme

Os alunos de todos os estabelecimentos de ensino do concelho de Mondim de Basto realizaram, esta manhã, precisamente às 11:09 horas, o exercício público proposto pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, denominado “A Terra Treme”.

Sob a orientação dos técnicos do Serviço Municipal de Proteção Civil, dos Bombeiros Voluntários de Mondim de Basto e dos professores titulares de turma, centenas de crianças e jovens puseram em prática os três conceitos fundamentais para aplicar numa situação de sismo: Baixar, Proteger e Aguardar.

O Vice-Presidente da Câmara Municipal, Carlos Amorim, acompanhou o exercício e explicou a importância de sensibilizar os mais jovens para a adoção de medidas e comportamentos preventivos, envolvendo-os no processo de construção de comunidades mais seguras e resilientes.

O exercício “A Terra Treme” é uma das medidas integrantes da Estratégia Nacional para uma Proteção Civil Preventiva, que visa capacitar a população para saber como agir antes, durante e depois de um sismo.

Podemos todos ser agentes de proteção civil!