Mondinenses chamados a participar no Modelo de Cogestão do Parque Natural do Alvão

ainfo 220119 modelo cogestao PNA participacao publicaA Comissão de Cogestão do Parque Natural do Alvão desenvolveu no passado dia 18 de janeiro, em Mondim de Basto, uma sessão pública de apresentação do Modelo de Cogestão do PNAlvão.

Esta sessão, que foi presidida pelo Presidente da Câmara Municipal de Mondim de Basto, Bruno Ferreira, abriu o processo participativo à população do concelho, para a definição de uma estratégia que alie a preservação e o desenvolvimento sustentável de atividades no Parque Natural do Alvão.

A diversidade de elementos que constituem a Comissão do Cogestão do PNAlvão - o Presidente da Câmara Municipal de Mondim de Basto, que preside a esta comissão, o Presidente da Câmara Municipal de Vila Real, a diretora regional da Conservação da Natureza e Florestas do Norte, e representantes da UTAD, organizações não-governamentais de ambiente, Associação Douro Histórico, Probasto – Associação de Desenvolvimento Rural de Basto e do Turismo do Porto e Norte de Portugal – permite prever uma maior abrangência e multiplicidade de olhares e perspetivas sobre o território.

Como explicou o Presidente da Câmara Municipal, Bruno Ferreira, “esta é uma oportunidade de envolvimento e de aproximação das populações dos dois municípios que procuram um fim comum de proteção e conservação dos valores naturais do Parque, mas também de desenvolvimento e valorização sustentável do território”.

O Vereador da Câmara Municipal de Vila Real, Carlos Silva, frisou que “o Parque Natural do Alvão é um património que nos une e que se pretende que seja um pólo de atração de pessoas e de atividades para o território, sem nunca descurar a conservação dos bens existentes”.

A Diretora Regional do Norte do ICNF, Sandra Sarmento, referiu que “este modelo de cogestão pretende instituir novas formas de gestão dos valores naturais, estimulando parcerias capazes de desenvolver uma valorização sustentável do território, com novas oportunidades para as pessoas que cá vivem”. Apelou, por isso, ao envolvimento e à participação de todos aqueles que vivem e trabalham no território, através da partilha de sugestões e contributos.

André Brito, técnico desta Comissão de Cogestão, fez o ponto de situação dos trabalhos que estão a ser desenvolvidos, tendo adiantado que o plano de ação deste modelo de cogestão incluiu diferentes etapas como o desenvolvimento de ações de promoção, divulgação e sensibilização; a melhoria da qualidade de vida; a dinamização da atividade turística e, ainda, a conservação e valorização desta área protegida.

O público que assistiu a esta sessão de apresentação mostrou-se satisfeito com a abertura de um espaço de debate onde tiveram oportunidade de expor as suas sugestões e preocupações.

Aos Mondinenses e a quem trabalha neste território é, agora, dada a oportunidade de participarem num inquérito de opinião que se encontra disponível https://alvao.mondimdebasto.pt/ e, posteriormente, verem enquadradas as suas propostas no plano estratégico que vai ser desenvolvido para o Parque Natural do Alvão.