ANACOM apresentou estudo da qualidade dos serviços móveis no concelho de Mondim de Basto
O Presidente da Câmara Municipal de Mondim de Basto recebeu nos Paços do concelho, o Presidente da Autoridade Nacional de Comunicações, João Cadete de Matos, para a apresentação de um estudo de avaliação da qualidade dos serviços de comunicações móveis, prestados pelas diferentes operadoras neste território.
O relatório da ANACOM – Autoridade Nacional de Comunicações apresentado retrata a realidade dos serviços móveis, de voz e de dados, bem como de cobertura radioelétrica 2G, 3G e 4G dos sistemas de comunicações móveis dos operadores MEO, NOS e Vodafone, no concelho de Mondim de Basto.
Os resultados desta avaliação revelam percentagens consideráveis de uma má qualidade dos serviços e de uma cobertura deficiente, em diversas áreas do concelho.
Atento a esta realidade e às preocupações sentidas pela população em geral, o Presidente da Câmara Municipal, Bruno Ferreira, comprometeu-se a tomar as diligências necessárias junto das diferentes operadoras a fim de se encontrarem soluções para um serviço mais eficiente e universal.
O Presidente da ANACOM, João Cadete de Matos, nesta sessão de trabalho incentivou as populações e os seus governantes a testarem e a participarem as anomalias dos serviços prestados, para que os utilizadores obtenham o máximo benefício dos serviços que contratualizam.
João Cadete de Matos destacou ainda o importante compromisso acordado, através do Leilão 5G, de que até ao final de 2023 75% da população dos concelhos esteja servida de banda larga móvel e em 2025, seja já 90% da população. Um importante passo para a promoção da coesão social e do território.
O Município de Mondim de Basto será um agente ativo na defesa do reforço da qualidade destes serviços, essenciais para o desenvolvimento social e económico do concelho.