ANACOM apresentou estudo da qualidade dos serviços móveis no concelho de Mondim de Basto

ainfo 211214 apresentacao ANACOMO Presidente da Câmara Municipal de Mondim de Basto recebeu nos Paços do concelho, o Presidente da Autoridade Nacional de Comunicações, João Cadete de Matos, para a apresentação de um estudo de avaliação da qualidade dos serviços de comunicações móveis, prestados pelas diferentes operadoras neste território.

O relatório da ANACOM – Autoridade Nacional de Comunicações apresentado retrata a realidade dos serviços móveis, de voz e de dados, bem como de cobertura radioelétrica 2G, 3G e 4G dos sistemas de comunicações móveis dos operadores MEO, NOS e Vodafone, no concelho de Mondim de Basto.

Os resultados desta avaliação revelam percentagens consideráveis de uma má qualidade dos serviços e de uma cobertura deficiente, em diversas áreas do concelho.

Atento a esta realidade e às preocupações sentidas pela população em geral, o Presidente da Câmara Municipal, Bruno Ferreira, comprometeu-se a tomar as diligências necessárias junto das diferentes operadoras a fim de se encontrarem soluções para um serviço mais eficiente e universal.

O Presidente da ANACOM, João Cadete de Matos, nesta sessão de trabalho incentivou as populações e os seus governantes a testarem e a participarem as anomalias dos serviços prestados, para que os utilizadores obtenham o máximo benefício dos serviços que contratualizam.

João Cadete de Matos destacou ainda o importante compromisso acordado, através do Leilão 5G, de que até ao final de 2023 75% da população dos concelhos esteja servida de banda larga móvel e em 2025, seja já 90% da população. Um importante passo para a promoção da coesão social e do território.

O Município de Mondim de Basto será um agente ativo na defesa do reforço da qualidade destes serviços, essenciais para o desenvolvimento social e económico do concelho.