• Cabeçalho Inicio
  • Cabeçalho Inicio
  • Cabeçalho Inicio
  • Cabeçalho Inicio

ainfo 211028 reducao taxas agua empresas COVID 19No âmbito da consulta pública que se encontra a decorrer sobre o Relatório de Avaliação Ambiental Preliminar do Programa de Prospeção e Pesquisa de Lítio, a Câmara Municipal de Mondim de Basto apresentou uma posição desfavorável à proposta de área de prospeção e pesquisa de lítio no concelho.

No município de Mondim de Basto, está proposta uma área de prospeção e pesquisa de lítio denominada de Seixoso - Vieiros, com uma área de 2360 hectares, que incorpora 4 freguesias do concelho: Atei, São Cristóvão de Mondim de Basto, Vilar de Ferreiros e União de Freguesias de Campanhó e Paradança.


Após a análise dos Fatores Críticos de Decisão - Recursos Geológicos e Geomorfologia, Água, Biodiversidade, Ordenamento do Território, Estrutura Social e Económica e Património Arquitetónico e Arqueológico - colocados a consulta pública, a Câmara Municipal considera que a proposta de área de prospeção e pesquisa de lítio de Seixoso Vieiros, na área que interseta com o concelho, será incompatível com a vida das populações.

Por um lado, porque a área com maior afinidade para a exploração do lítio, corresponde à área mais urbanizada do concelho.

Depois, porque a prospeção e pesquisa de lítio poderá colocar em causa, não só a qualidade, mas também a viabilidade do abastecimento público de água efetuado atualmente no concelho, que é maioritariamente realizado por captações de águas subterrâneas.

Atividades económicas como a agricultura e a pecuária, que são tão expressivas e de grande relevância estratégica para o desenvolvimento e sustentabilidade do território, poderão ficar seriamente comprometidas com futuras prospeções que, inevitavelmente, afetarão todo o ciclo de vida que da água depende.

Além disso, esta área praticamente coincide com a Zona Especial de Conservação do Sítio Alvão Marão da Rede Natura 2000, habitat de espécies com estatuto de “Em perigo e criticamente em perigo”, o que demonstra a importância das características deste território para a conservação e salvaguarda da biodiversidade.

No que diz respeito ao fator Ordenamento do Território, verifica-se que a área de prospeção de Seixoso-Vieiros, sobrepõe-se à área mais urbanizada do concelho, nas suas várias classificações, constatando-se também na Planta de Condicionantes, que a área de prospeção coincide com áreas de Reserva Ecológica Nacional (REN), Área Submetida a Regime Florestal, Reserva Agrícola Nacional, Domínio Público Hídrico e áreas de proteção de património classificado.

A autarquia argumenta ainda a ausência de informação e de avaliação das consequências de futuras prospeções na área da saúde e bem-estar da população e na temática de turismo.

Como explica o Presidente da Câmara Municipal, Bruno Ferreira, “o concelho de Mondim de Basto depende, essencialmente, dos seus recursos naturais para o desenvolvimento da sua economia, pelo que qualquer ação no território que provoque uma alteração significativa poderá condicionar para sempre a sustentabilidade deste território”.

O concelho de Mondim de Basto apresenta 80% de Reserva Ecológica Nacional, 72% de Área Submetida a Regime Florestal, 63% de Rede Natura 2000 e ainda o Parque Natural do Alvão. Por isso, o autarca Mondinense defende que “a pouca área que nos resta com menos condicionantes e, portanto, com maiores condições para desenvolver atividades económicas e fixar populações, tem de permanecer livre de futuras condicionantes que limitarão ainda mais o desenvolvimento e sustentabilidade deste território”.

 

DEST SERVICOS ONLINE

DEST SIG

DEST PDM 2 REVISAO

DEST ORCAMENTO PARTICIPATIVO

 dest bupi

IMG SITE MUNICIPIO COGESTAO PNA

Destaques

DEST CORONAVIRUSseparador

 

DEST SORTEIO NATAL

 

DEST FORMACAO

separador

DEST ALTERACAO SIMPLIFICADA PDM

separador

DEST PLANO DEFESA FLORESTA INCENDIOS

separador

DEST PROGRAMA VOLTAR

separador

DEST VESPA ASIATICA

separador

DEST CAMPANHA CONTRA INCENDIOS

separador

DEST APOIO ARRENDAMENTO URBANO

DEST PART REDUCAO TARIFARIA

DEST HORARIOS TRANSDEV

 separador

DEST DIA DEFESA NACIONAL

separador

DEST CAMPANHA SENSIBILIZACAO

 separador

dest fatura eletronica agua

separador

DEST ARU
 separador

DEST PROJETOS COFINANCIADOS

separador

DEST ATAS REUNIOES CAMARA ASSEMBLEIA

DEST EDITAIS CONVOCATORIAS CAMARA ASSEMBLEIA

DEST ECONONIA EMPREGO

DEST 120ANOS RESTAURACAO CONCELHO