Grémio Literário Vila-Realense Visita Mondim De Basto

ainfo 210719 gremioliterario smallO Grémio Literário Vila-Realense, no âmbito dos “Roteiros do Torga”, visitou Mondim de Basto para realizar uma visita cultural e usufruir das belíssimas paisagens que o nosso concelho proporciona.
Este organismo municipal que tem como missão valorizar a cultura local, veio a Mondim para vivenciar, apreciar e estudar, os locais que foram outrora visitadas por Miguel Torga.

A 1 de Abril de 1988, o escritor, esteve no alto da Sra. da Graça e escreveu o seguinte texto: “Empoleirado neste miradoiro, solto os olhos por metade de Portugal. Montes, rios e vales edénicos, genesíacos, como que acabados de sair das mãos do Criador, sem nenhuma inquietação presente a decifrá-los e nenhuma memória a justifica-los. A natureza na sua primitiva decência desabitada, limpa de toda a mácula humana. Nem sequer tocada pelo pasmo de quem a contempla.”
O grupo, que foi conduzido pelo Mondinense Luís Jales de Oliveira, foi recebido no Salão Nobre pela Presidente do Município, Teresa Rabiço.
Para a autarquia, estas ações de dinamização e visitas culturais por parte dos mais variados grupos, são a prova do potencial turístico Mondinense, e constituem importantes ações de divulgação do nosso concelho.