• Cabeçalho Inicio
  • Cabeçalho Inicio
  • Cabeçalho Inicio
  • Cabeçalho Inicio

ainfo 210621 encontro baldiosDecorreu no passado sábado, dia 19 de junho, em Mondim de Basto o Encontro dos Agrupamentos de Baldios da BALADI – Federação Nacional de Baldios.
Este encontro, que teve como objetivo fazer um balanço dos vários Agrupamentos dinamizados pela BALADI, reuniu diversas unidades do Norte e Centro do país e contou ainda com a presença do Secretário de Estado da Conservação da Natureza, das Florestas e do Ordenamento do Território, João Paulo Catarino e da Diretora Regional do Norte do ICNF, Sandra Sarmento.


A Presidente da Câmara Municipal de Mondim de Basto, Teresa Rabiço e o Vice-Presidente Paulo Mota acompanharam os trabalhos, que iniciaram com uma visita pelos Baldios do Agrupamento de Mondim de Basto para mostrar alguns trabalhos desenvolvidos nas vertentes de pastorícia, floresta e economia local.

Num território marcado por uma vasta mancha florestal, o trabalho desenvolvido pelas unidades de baldios, em consonância com outras entidades, na gestão da floresta e dos seus recursos, revela-se fundamental para a valorização do território e da economia rural.

O período da tarde foi dedicado à apresentação do balanço preliminar do Projeto Piloto dos Agrupamentos de Baldios dinamizados pela BALADI. João Quinteira, do Agrupamento de Baldios de Mondim de Basto começou por fazer a apresentação do Agrupamento de Mondim e dos trabalhos desenvolvidos na sua área de intervenção. Pedro Gomes, da Baladi, apresentou o balanço do projeto dos Agrupamentos da BALADI a nível nacional, bem como dos resultados do Inventário Florestal. David Castillo da AGRESTA exibiu os resultados do inventário florestal piloto em badios com recurso a tecnologia LIDAR Y Sentinel 2 e falou da sua utilidade para a gestão florestal e luta contra os incêndios florestais. O Presidente da BALADI, Armando Carvalho, abordou a importância dos Agrupamentos no Desenvolvimento das Áreas Comunitárias.

Seguiu-se um período de debate onde as diversas entidades representadas apontaram alguns entraves legais e técnicos que condicionam a sua atuação, solicitando a melhor atenção do governo e de outros organismos de gestão para a resolução dessas condicionantes.

O Secretário de Estado, Paulo Catarino, respondeu às dúvidas que foram levantadas e garantiu o seu empenhamento para trabalhar com a BALADI e com os diversos Agrupamentos em prol das comunidades, da preservação da natureza e dos seus recursos.

 

DEST SERVICOS ONLINE

DEST SIG

DEST PDM 2 REVISAO

DEST ORCAMENTO PARTICIPATIVO

 

Agenda

DEST MAIS EVENTOS

Destaques

DEST CORONAVIRUS

DEST FORMACAO

DEST CDM 2021

separador

DEST ALTERACAO SIMPLIFICADA PDM

separador

DEST PLANO DEFESA FLORESTA INCENDIOS

separador

DEST PROGRAMA VOLTAR

separador

DEST VESPA ASIATICA

separador

DEST CAMPANHA CONTRA INCENDIOS

separador

DEST APOIO ARRENDAMENTO URBANO

DEST PART REDUCAO TARIFARIA

DEST HORARIOS TRANSDEV

 separador

DEST DIA DEFESA NACIONAL

separador

DEST CAMPANHA SENSIBILIZACAO

 separador

dest fatura eletronica agua

separador

DEST ARU
 separador

DEST PROJETOS COFINANCIADOS

separador

DEST ATAS REUNIOES CAMARA ASSEMBLEIA

DEST EDITAIS CONVOCATORIAS CAMARA ASSEMBLEIA

DEST ECONONIA EMPREGO

DEST 120ANOS RESTAURACAO CONCELHO