Centenas de Milhares de árvores plantadas em Mondim de Basto

ainfo 210322 reflorestacao dia inter florestaNa semana em que assinalou o Dia Internacional das Florestas, o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas com o apoio do Conselho Diretivo de Baldios do Bilhó e do Município de Mondim de Basto, concluiu uma ação de reflorestação na Toutuça, freguesia do Bilhó, com cerca de 20 mil árvores plantadas.

O Vice-Presidente Paulo Mota e o Vereador Nuno Lage visitaram esta ação de reflorestação na Toutuça, onde 15 hectares de terreno vão servir de habitat a milhares de pinheiros silvestres oriundos do Gerês (uma ação de proteção desta espécie autóctone), mas também a outras espécies como os castanheiros, as nogueiras, os carvalhos, os medronheiros e os sobreiros.


Num território marcado por uma vasta mancha florestal, promover ações que contribuam para o ordenamento e a multifuncionalidade da floresta, revela-se fundamental para a valorização do território e da economia rural.

Nos últimos quatro anos, os Gestores/Secretariados dos Baldios têm apostado na conservação e manutenção do espaço florestal, nomeadamente no que diz respeito à criação e melhoria de aceiros e caminhos. Neste período, 822 hectares de floresta foram intervencionados, tendo as entidades gestoras aproveitado a regeneração natural das espécies, mas também procedido à sua reflorestação com mais de 300 mil árvores.

Como explica o Vice-Presidente Paulo Mota, o trabalho que se tem desenvolvido com estas entidades na gestão sustentável das áreas florestais do concelho, irá revelar-se fundamental para promover a sua biodiversidade, a sua produtividade e a sua capacidade de regeneração.

 

obter mais informações sobre Boletim Municipal 14
obter mais informações sobre GABINETE APOIO EMIGRANTE LOGO
obter mais informações sobre Proteção Civil
obter mais informações sobre COMPOSTAGEM
Doce Mel Inscrições
Romeiros Inscrições

 

 
Visit
Favo das Artes
Casa de Abrigo
Biblioteca
CoGestão
Romeiros
Zona de Caça Municipal
Museu
Roteiro Religioso
Levadas do Alvão

 

Este Website usa cookies. Estamos a trabalhar no sentido manter o website em conformidade com a norma RGPD. Ao continuar aceita a utilização dos mesmos. Mais informações