Modernização do Mercado Municipal de Mondim de Basto

20201221 nota requalificação mercado municipalO edifício do Mercado Municipal de Mondim de Basto será alvo de obras de beneficiação.
A operação irá decorrer em duas fases: a primeira será uma empreitada de obra pública que prevê a reabilitação da infraestrutura existente, torna-la mais apelativa, dotando-a de melhores condições físicas, funcionais e ambientais, para usufruto dos vendedores/produtores atualmente instalados, bem como, para potenciais novos vendedores, em especial os produtores locais e também para clientes.
A segunda fase debruça-se na promoção e sensibilização para a valorização dos produtos locais e comercialização de proximidade.

A execução da operação decorrerá no prazo de 7 meses, tendo data de início prevista para fevereiro de 2021 e terá um valor de investimento total de 70.483,11€.
O Mercado Municipal foi edificado na década de 70, sendo assim um dos primeiros equipamentos públicos de grande importância, tanto a nível de trocas comerciais, como também a nível social, onde ali se encontravam as populações rurais e urbanas de diferentes gerações e estratos sociais.
Com o passar dos anos e com o alargamento e desenvolvimento da vila de Mondim de Basto, o Município de Mondim de Basto desenvolveu várias ações com soluções sustentáveis para privilegiar a economia local. Exemplo disso é a realização do Mercadinho Rural na praça do Município, semanalmente com produtores locais.
É expectável que esta intervenção dinamize a economia local, facultando o espaço físico, nas condições ótimas, para o encontro próximo dos produtores locais e os potenciais compradores.