• Cabeçalho Inicio
  • Cabeçalho Inicio
  • Cabeçalho Inicio
  • Cabeçalho Inicio

PACOS CONCELHOMondim de Basto apresenta para 2021 um orçamento de cerca de 15 500 000 euros.
As Grandes Opções do Plano e Orçamento para 2021 foram aprovados, por maioria, na reunião ordinária da Câmara Municipal, realizada a 26 de novembro, e na última reunião da Assembleia Municipal de 11 de dezembro.
Trata-se de um orçamento elaborado num contexto de instabilidade e de mudança, num contexto de pandemia, muito exigente para toda a sociedade e desafiante para o município, podendo acarretar impactos na execução do orçamento e na gestão financeira do município.


Apesar destes condicionalismos é um orçamento caraterizado por uma elevada componente de investimento, que representa 45,4% do total do orçamento.

No Plano de Investimentos figuram projetos importantes para o desenvolvimento do concelho, nas áreas da educação, cultura, turismo, e ainda áreas infraestruturais, nomeadamente vias municipais, abastecimento de água e saneamento, que totalizam um investimento de 7 033 340,44 €.

A Remodelação do Posto Territorial da GNR; a 2ª fase da Requalificação e Modernização das Instalações da Escola Básica e Secundária; a Requalificação de Espaços Públicos da Urbanização da Reta da Pena; o Aumento da Eficiência Energética em Iluminação Pública no Concelho; a Reabilitação Energética do Pavilhão Gimnodesportivo Municipal; o Núcleo de Técnicas Tradicionais - Casa das Memórias de Ermelo; a Ampliação da Rede de Saneamento da Freguesia de S. Cristóvão de Mondim de Basto; a Ampliação da rede de Saneamento e construção de ETAR na freguesia de Atei; a Modernização do Mercado Municipal de Mondim de Basto; o projeto para a Beneficiação das condições para a prática de Parapente e a 1ª fase do Loteamento da Tapada da Telha, são alguns dos projetos priorizados neste orçamento por terem financiamento assegurado ou empréstimos contratados.

As acessibilidades internas estão também contempladas neste orçamento e incluem a construção da nova ligação de Pardelhas ao Alto do Velão; a beneficiação do Caminho Vilar de Ferreiros – Vilarinho e a retificação do traçado do Caminho Municipal entre o lugar de Ponte da Barca e o Bairro Novo, em Atei.

Os programas sociais como o apoio à criança, a loja social, o programa de apoio à renda, o apoio à aquisição de medicamentos e o apoio ao transporte de doentes continuarão a ser assegurados e consomem boa parte do orçamento corrente.

O mesmo critério será seguido na área da educação, onde o município garante a qualidade da prestação dos serviços que lhe estão afetos, ao nível do transporte escolar, do serviço de refeições, da componente de apoio à família, a atribuição de material escolar e a Escola de Música.

O apoio ao associativismo desportivo, cultural e recreativo é também uma garantia da autarquia que permite às associações do concelho o desenvolvimento dos seus planos de atividades anuais.

Refira-se ainda que, anualmente, mais de 1,6 milhões de euros do orçamento municipal são consumidos para fazer face ao serviço da dívida, cujo empréstimo se estende até 2022.

O orçamento para 2021 é, assim, revelador de forte capacidade de resposta aos novos desafios e situações provocadas pela pandemia, com medidas adequadas para dar resposta às necessidades da população, das instituições e das empresas do concelho, tendo ainda em vista a prossecução do interesse público.

 

DEST BALCAO UNICO

DEST SIG

DEST PDM 2REVISAO

DEST ORCAMENTO PARTICIPATIVO

 

Agenda

DEST MAIS EVENTOS

Destaques

DEST CORONAVIRUS

separador

DEST PDM DISCUSSAO PUBLICA

separador

DEST PLANO DEFESA FLORESTA INCENDIOS

DEST HASTA PUBLICA

separador

DEST PROGRAMA VOLTAR

separador

DEST VESPA ASIATICA

separador

DEST CAMPANHA CONTRA INCENDIOS

separador

DEST PART REDUCAO TARIFARIA

DEST HORARIOS TRANSDEV

 separador

DEST DIA DEFESA NACIONAL

separador

DEST CAMPANHA SENSIBILIZACAO

 separador

DEST ISENCAO EXCECIONAL

dest fatura eletronica agua

separador

DEST ARU
 separador

DEST PROJETOS COFINANCIADOS

separador

DEST ATAS REUNIOES CAMARA ASSEMBLEIA

DEST EDITAIS CONVOCATORIAS CAMARA ASSEMBLEIA

DEST ECONONIA EMPREGO

MONDIM APP

Mondim de Basto App disponibiliza ao visitante toda a informação sobre o município de Mondim de Basto.

Descarregue e desfrute!

MONDIM APP ADROID  MONDIM APP ITUNES

DEST 120ANOS RESTAURACAO CONCELHO