Comissão Municipal de Proteção Civil faz balanço da situação da COVID-19 no Lar da Santa Casa da Misericórdia

PACOS CONCELHO MONDIM BASTOReuniu hoje a Comissão Municipal de Proteção Civil, tendo como único ponto da ordem de trabalhos, a análise da situação do Lar da Santa Casa da Misericórdia de Mondim de Basto.
Desde o início do surto, a 10 de novembro, esta comissão tem reunido semanalmente, para acompanhamento e articulação de medidas de apoio e resposta. Hoje, foi decidido prestar um esclarecimento público sobre a situação naquela importante infraestrutura.

Até ao momento realizaram-se quatro testagens, entre rastreios gerais e testagens de despiste a utentes e funcionários. Os resultados do último teste foram conhecidos no dia de ontem, 08 de dezembro, e revelaram mais 57 utentes positivos. Este número, a somar aos 23 existentes, totaliza 80 utentes e 18 funcionários positivos, naquela instituição.

A resposta ao surto tem vindo a ser feita de acordo com as orientações da autoridade de saúde, sempre adequada às necessidades da instituição.

Das várias iniciativas tomadas, destaca-se a instalação e ativação da zona de concentração e apoio à população (ZCAP) e o acionamento da equipa de intervenção rápida de apoio às estruturas residenciais, que se encontra a prestar funções desde o dia 27 de novembro. Na reunião de hoje, ficou decidido manter no local as equipas de reforço e avançar com uma descontaminação dos edifícios.

O Lar da Santa Casa da Misericórdia é, neste momento, o principal foco da pandemia em Mondim de Basto, e pelo risco que representa, é prioridade de todas as entidades que, no âmbito das suas diferentes competências, são chamadas a apoiar e a colaborar na mitigação do surto.

Nos próximos dias Mondim de Basto vai assistir a um aumento do número de casos ativos, algo que tinha vindo a diminuir na última semana. Apesar deste surto localizado, o concelho apresenta números de contágio na comunidade muito preocupantes, pelo que urge reforçar a adoção das normas e medidas por demais conhecidas.

O Município manter-se-á atento à evolução da pandemia, em estreita articulação com as diferentes entidades competentes, disponibilizando os meios e recursos necessários ao combate.