Relatório de Contas marcado por gestão rigorosa e equilíbrio financeiro

PACOS CONCELHO MONDIM BASTOA Câmara Municipal de Mondim de Basto aprovou, na última reunião ordinária, o Relatório de Contas do Município.
Este documento reflete a situação económica e financeira da autarquia e evidencia a atividade desenvolvida durante o ano 2019, onde foi alcançada uma taxa de execução orçamental média de 92%, o cumprimento da regra do equilíbrio orçamental e a diminuição da dívida.

A despesa com a amortização do empréstimo do Saneamento Financeiro continua a assumir um peso muito elevado do orçamento, mas mesmo com o investimento iniciado em 2019 foi possível reduzir em 23% a dívida global da autarquia, o que significa uma diminuição de mais de 1 milhão e meio de euros.

Do ponto de vista do investimento, em 2019 foram iniciadas e executadas importantes empreitadas para o Município como a reabilitação e ampliação da Casa da Cultura, a requalificação da Escola Básica e Secundária, a ampliação da Rede de Saneamento na freguesia de S. Cristóvão, a Rede Periurbana de Passeios e a Eficiência Energética na Habitação Social, bem como a melhoria das condições nas instalações sanitárias do restaurante da Piscina Municipal.

O ano terminou sem qualquer atraso nos pagamentos, o que representa uma garantia para os fornecedores da autarquia ao nível da concretização dos compromissos assumidos.

Este relatório confirma a responsabilidade do executivo em gerir com transparência e responsabilidade os destinos do Município, cumprindo o projeto político traçado.

As contas são auditadas pelo Revisor externo e mereceu o seu parecer favorável.

O Relatório de Contas vai agora ser submetido à Assembleia Municipal, para aprovação final.