Autarquia desenvolve medidas excecionais de apoio à população
O Município de Mondim de Basto colocou em prática no dia 18 de março passado, o Plano de Contingência da Divisão de Desenvolvimento Social.
Este plano integra, para além de todas as medidas de apoio social anteriormente existentes, iniciativas excecionais de apoio à população que se encontra numa situação de isolamento ou vulnerabilidade económica e social, prestando também apoio na entrega de bens de primeira necessidade e de medicamentos.
Todo este esforço suplementar de apoio está a ser articulado pelos técnicos da autarquia, pelas juntas de freguesia e pelas IPSS do concelho, que comunicam entre si, partilhando o número de solicitações que vão surgindo, bem como o ponto de situação relativo à população que se encontra em maior risco.
A autarquia estabeleceu também, como medida, o contacto semanal com este grupo de pessoas, para aferir das suas necessidades. Um procedimento simples mas eficaz que estabelece contacto com estas pessoas às segundas-feiras e procede à entrega dos bens necessários na quarta-feira seguinte.
De salientar ainda que todas as medidas de apoio social da autarquia permanecem ativas como é o caso da Loja Social, que neste período excecional está permanentemente aberta (através de contacto telefónico para o número 255 389 386); e o serviço de apoio ao Transporte de Utentes, que se encontra disponível mediante contacto telefónico.
Com uma verdadeira rede social, onde as entidades públicas e a sociedade civil se empenham pelo mesmo objetivo, vamos conseguir proteger da melhor forma a nossa população mais vulnerável.
Qualquer necessidade social deverá ser comunicada para a linha direta com o número 255 389 386.