Reuniu a Comissão Municipal de Defesa da Floresta

reuniao comissao defesa florestaReuniu hoje, por videoconferência, a Comissão Municipal de Defesa da Floresta de Mondim de Basto, para emissão do parecer prévio relativo à Atualização do Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios, que vigorará no decénio 2020-2029.
A proteção do património natural do concelho, das pessoas e dos seus bens continua a merecer a atenção da autarquia, apesar do período conturbado pelo qual todos estamos a passar com a pandemia da COVID-19.

Este Plano tem como objetivo estabelecer a estratégia municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios, através da definição de medidas adequadas para o efeito e do planeamento integrado das intervenções das diferentes entidades, definindo as responsabilidades sobre a execução das redes de defesa da floresta contra incêndios, das entidades e dos particulares.

Integram esta Comissão o Vice-Presidente da Câmara Municipal, que preside, a Coordenadora Municipal de Proteção Civil, cinco presidentes das Juntas de Freguesia, um representante dos Conselhos Diretivos de Baldios, um representante da GNR, um elemento do comando dos Bombeiros Voluntários de Mondim de Basto e um representante do ICNF. Integram ainda esta Comissão um representante das Infraestruturas de Portugal, da EDP e do IMT – Instituto da Mobilidade e dos Transportes, I.P.

O plano agora aprovado segue os trâmites legais, nomeadamente o período de consulta pública e será, posteriormente, aprovado pelos órgãos autárquicos.