Estudantes de Medicina realizaram rastreios à população de Mondim

ainfo 200309 rastreios ICBASOito estudantes do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), da Universidade do Porto organizaram, entre os dias 6 e 8 de março, um programa de rastreios de saúde em diversas localidades do concelho de Mondim de Basto.
A Presidente da Autarquia, Teresa Rabiço, recebeu a equipa no Salão Nobre dos Paços do Concelho e reconheceu a importância da realização deste contacto, tanto para os jovens profissionais, como para a população que se encontra mais afastada das unidades de saúde.


A atividade “Med on Tour” consistiu na realização de rastreios à população, que visaram sobretudo a deteção de fatores de risco cardiovascular, através da medição da tensão arterial, do índice de massa corporal, do perímetro abdominal e do cálculo do score de risco de Diabetes Mellitus tipo 2.

Os estudantes de Medicina do ICBAS responsáveis por estes rastreios estão devidamente familiarizados com a prática clínica e possuem preparação para transmitirem conhecimentos e conselhos que instruem as populações para a Saúde.

Os rastreios decorreram nas localidades de Atei, Bilhó, Campanhó, Ermelo, Mondim de Basto, Paradança, Vilarinho e Vilar de Ferreiros e contaram com uma forte adesão das comunidades locais.