Apicultores e jovens alunos debatem a ameaça da vespa velutina à sustentabilidade do meio ambiente

ainfo 200304 conferencia mel urso tolasA Câmara Municipal e o Agrupamento de Escolas de Mondim de Basto promoveram, no passado dia 3 de março, uma conferência subordinada ao tema “O Mel e o Urso Tolas: a ameaça da vespa velutina à sustentabilidade do meio ambiente”.
No auditório da Assembleia Municipal juntaram-se apicultores e jovens alunos do 7º ano de escolaridade, para perceberem e debaterem as características da vespa velutina e as formas mais eficazes de combater a reprodução desta espécie.

O professor Paulo Russo, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, centrou a sua apresentação na identificação da vespa velutina, no seu modo de viver e deixou alguns conselhos aos apicultores sobre as maneiras de manter os seus enxames a salvo das vespas asiáticas.

A Dr.ª Mariana Faria, Coordenador Municipal da Proteção Civil, explicou o método utilizado pelos serviços municipais na eliminação dos ninhos da vespa velutina, e deixou a indicação de que os avistamentos de ninhos deverão ser comunicados à autarquia, que dispõe de meios para a sua identificação e posterior eliminação.

Os apicultores Mário Queirós e José Oliveira falaram da sua experiência enquanto profissionais que zelam pela manutenção das suas colmeias e da sobrevivência das suas abelhas, importantes obreiras quer para a produção do mel, quer para a sustentabilidade do meio ambiente e biodiversidade.

A Presidente da Câmara, Teresa Rabiço e o Vereador Nuno Lage acompanharam esta sessão e mostraram-se satisfeitos por ver uma plateia tão diversa em termos de idades, mas com a mesma preocupação pela natureza e pelo que dela se produz.

Esta iniciativa insere-se no projeto Somos Comunidade que resulta de uma parceria entre o Município e o Agrupamento de Escolas, que pretende envolver toda a comunidade mondinense no estudo e desenvolvimento de atividades ligadas ao mel, por ser um elemento com tradição e com elevada importância para a economia local.