Autarquia pretende ampliar rede de saneamento básico na freguesia de Atei

ainfo 191220 candidatura saneamento ateiA Câmara Municipal submeteu uma candidatura ao programa de apoio POSEUR para ampliar da rede de saneamento básico na freguesia de Atei.
Esta freguesia encontra-se servida com rede de drenagem de águas residuais apenas numa zona central, servindo uma percentagem muito reduzida da população, sendo as restantes zonas encaminhadas para as diversas fossas séticas.

Pelo facto destas fossas séticas serem um foco de poluição, a intervenção a realizar pretende a eliminação das mesmas e o aumento da cobertura da rede de saneamento, com o encaminhamento das águas residuais da freguesia para a nova ETAR de Atei, que vai ser construída e que também faz parte deste projeto.

A ampliação da rede de saneamento será executada em duas fases, sendo que na primeira a intervenção garantirá a abrangência de cerca de metade da população – cerca de 750 habitantes - e na segunda fase serão executadas diversas extensões à rede, bem como o reforço da capacidade da ETAR.

Trata-se de um investimento estimado de 1.483.961,47€ que garantirá melhores condições para a saúde pública e para o ambiente.

Recorde-se que na freguesia de S. Cristóvão de Mondim de Basto já se encontra a decorrer a obra de alargamento da rede de saneamento básico, num investimento de 2.065.000 euros.

Com estas duas obras de alargamento da rede de saneamento, a taxa de cobertura no concelho irá aumentar de forma significativa.

É intenção do município, nos próximos anos, alargar a rede de saneamento às restantes freguesias do concelho, aproveitando as oportunidades do Quadro Comunitário ou com meios próprios da autarquia.