IV Encontro de Tunas do Marão e do Alvão realizou-se em Mondim de Basto

ainfo 191118 encontro tunasNo passado sábado, Mondim de Basto foi palco de um encontro único que juntou as Tunas do Marão e do Alvão numa jornada de reflexão, partilha de memórias e muita animação.
O Presidente da Câmara de Mondim, Humberto Cerqueira, abriu a sessão, dando as boas-vindas a todos os presentes e mostrando a satisfação de ver uma sala cheia de entusiastas pelas memórias da cultura popular desta região.

Intervieram também na abertura desta sessão, João Ribeiro da Silva, Chefe de Divisão de Promoção e Dinamização Cultural, da Direção Regional de Cultura do Norte; Salustiano Lopes, responsável da Associação Arquivo de Memórias; e os representantes dos Município de Amarante, Gabriel Gomes, Secretário da Vereação; de Santa Marta de Penaguião, Sílvia Silva, Vice-Presidente e de Vila Real, Eugénia Almeida, Vice-Presidente.

João Carvalho, da Escola Municipal de Música de Mondim de Basto foi responsável pela apresentação da conferência “Tunas Rurais: passado, presente e futuro”.

As Tunas de Ermelo, de Carvalhais, de Ansiães, de Bisalhães, da Campeã e de Soutelo juntaram-se no período da tarde para oferecer à população um espetáculo musical, que abriu e encerrou com a Tuna de Ermelo, representante deste concelho de Mondim de Basto.

O Vereador Nuno Lage encerrou este encontro com palavras de incentivo à prossecução deste projeto e manifestando a disponibilidade da autarquia para continuar a apoiar as iniciativas que zelam pela preservação das tradições culturais.

As Tunas que integram este projeto mostraram-se também motivadas para promoverem mais edições destes encontros, que consideram importantes para levar as histórias e memórias de um povo, às gerações futuras.