Feira de Ano reuniu centenas de pessoas em Mondim de Basto

ainfo 191021 feira ano smallNos passados dias 19 e 20 de outubro de 2019, realizou-se a 5ª edição da já tradicional Feira de Ano. Centenas de pessoas encheram as ruas da vila e desfrutaram de um certame variado que preencheu o fim-de-semana.

No dia 19, realizou-se a tradicional desfolhada, organizada pela Associação Cultural e Recreativa de Santa Luzia de Vilar de Viando.
No dia 20, durante a manhã, realizou-se, a Feira Municipal, animada, pela primeira vez, com a arruada da Banda Filarmónica Mondinense, que para além do recinto da feira percorreu as ruas da vila, o Mercadinho Rural, com os produtos genuínos da terra, a atuação do Grupo Folclórico e Recreativo de Vilarinho e, o ponto alto, o Concurso Pecuário da Raça Maronesa, tendo sido premiados os melhores animais de sete secções e o melhor animal do concelho.
À tarde, o início dos festejos foi dado pelo grupo de Cantares de Pedra Vedra no largo do Monte da Senhora da Piedade, que se encheu de espectadores, para assistirem à Corrida de Cavalos – Passo Travado.
O Presidente da Câmara Municipal, Humberto Cerqueira, manifestou o seu contentamento fazendo um balanço muito positivo do programa preparado para a edição deste ano da Feira da Ano que, se realizou, pela primeira vez, em dois dias, salientando a importância de reviver várias tradições, assim como a de fomentar a atividade pecuária fortemente presente neste concelho, premiar a qualidade das raças autóctones e divulgar os produtos locais.