Exposição dos Trabalhos Finais no Encerramento da 1ª Edição da Bienal do Granito

encerramento bienal granitoO último momento da Bienal do Granito decorreu no passado sábado, dia 14 de setembro, nos Paços do Concelho, em Mondim de Basto. Novas aplicações de granito em peças de decoração de interiores e espaços públicos marcaram a iniciativa, que confirma nova edição em 2021.

 

A Bienal do Granito, que teve início em maio deste ano, tratou-se de uma iniciativa conjunta do Município e do NEMB (Núcleo Empresarial de Mondim de Basto) e nasceu com o objetivo de promover a divulgação do granito amarelo de Mondim de Basto e seus derivados. Para isso, integrou as componentes de cultura, design e escultura e envolveu empresários locais, profissionais, estudantes e artistas na criação de novos produtos para o mercado, com vista em estimular o desenvolvimento de novos materiais em granito, a introdução de design nos produtos atuais, assim como o estudo técnico do granito.

Parcerias estabelecidas com a Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos, com o Instituto Politécnico de Viana do Castelo, com a Universidade do Porto e com a Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, proporcionaram abordagens inovadoras e criativas, através dos seus cursos de design.

O último momento da Bienal decorreu no passado dia 14 de setembro, pelas 21h30, nos Paços do Concelho, em Mondim de Basto e contou com a exposição das peças finais criadas pelos alunos das instituições de ensino superior parceiras, nomeadamente para uso doméstico, elementos decorativos para interiores e espaço público, mobiliário urbano, monumentos/esculturas e identificação de percursos. A iniciativa contou com a animação do ESMAE, através da apresentação das Partituras desenvolvidas no âmbito do projeto.

Para mais informações consulte o website da 1ª Edição da Bienal do Granito, em Mondim de Basto.
http://bienaldogranito.mondimdebasto.pt