Casa da Igreja integra Programa Revive

ainfo 190729 casa igreja programa reviveA Casa da Igreja de Mondim de Basto integra a lista dos imóveis inscritos na segunda edição do Programa Revive.
Este programa é uma iniciativa conjunta dos ministérios das Economia, Cultura e Finanças, e tem como objetivo promover a recuperação e a requalificação de imóveis públicos classificados que estão sem uso, através da sua concessão a privados, para exploração para fins turísticos.


O Presidente da Câmara, Humberto Cerqueira, destaca que a inclusão deste imóvel nesta lista restrita é um passo importante para a concessão deste imóvel para fins turísticos, e que representa uma pretensão antiga deste executivo.

A Casa da Igreja é um solar construído no último quartel do séc. XVIII, por João Manuel de Carvalho Peres, conforme atesta o brasão que coroa o portal principal e a capela, da invocação de S. João Nepomuceno, benzida em 1792.

Segundo se infere da documentação antiga, terá ocupado o espaço do antigo passal da igreja matriz de Mondim de Basto, que lhe fica contígua. O jardim formal de buxo e japoneiras enquadra a fachada principal e enobrece o conjunto. É também um jardim associado da Associação Portuguesa dos Jardins Históricos.

Em 1959 a Casa da Igreja foi reconstruída pelo Arquiteto Fernando Távora, tendo sido, provavelmente, um dos primeiros projetos deste conceituado arquiteto.

O imóvel foi adquirido pelo Município de Mondim de Basto no ano de 1998.