Mondim de Basto contemplado com Contrato Local de Desenvolvimento Social – CLDS-4G

PACOS CONCELHO MONDIM BASTOO Município de Mondim de Basto foi, pela primeira vez, contemplado com um programa CLDS – Contratos Locais de Desenvolvimento Social, destinado a projetos de inclusão social.
O Programa de Contratos Locais de Desenvolvimento Social surgiu em Portugal em 2007, é financiado por programas comunitários de apoio social e conta já com a sua quarta geração.

 

O Plano de Ação deste programa para Mondim de Basto foi apresentado e aprovado no passado dia 15 de maio, em reunião de CLAS, e integra atividades que visam combater o desemprego e estimular o empreendedorismo, desenvolver ações de intervenção familiar e parental preventiva da pobreza infantil e, ainda, promover o envelhecimento ativo e o apoio à população idosa.

Uma equipa técnica multidisciplinar vai estar no terreno para atuar junto da comunidade, numa intervenção de proximidade realizada em parceria e congregando os agentes e os recursos localmente disponíveis.

O CLDS-4G vai abranger todo o concelho de Mondim de Basto, representa um investimento de 486 mil euros e tem a duração de três anos. A sua sede está localizada na Associação de Solidariedade Social das Aldeias do Concelho de Mondim de Basto, em Vilarinho.