Está oficialmente aberta a 1ª Edição da Bienal do Granito a Mondim de Basto!

abertura bienal granitoA Bienal do Granito vai decorrer entre maio e setembro e tem como objetivo promover a divulgação do granito e seus derivados. A cerimónia de abertura realizou-se no passado dia 11 de maio, e contou com a presença da ASSIMAGRA, IAPMEI, empresários locais e elementos das instituições superiores.

A 1ª Edição da Bienal do Granito, que vai decorrer entre maio e setembro do presente ano, vai integrar as componentes de cultura, design e escultura e pretende envolver profissionais, estudantes e artistas na criação de novos produtos para o mercado, estimular o desenvolvimento de novos materiais em granito, a introdução de design nos produtos atuais, assim como o estudo técnico do granito.

A cerimónia de abertura decorreu no passado dia 11 de maio, às 16 horas, nos Paços do Concelho de Mondim de Basto e a abertura contou com um momento musical pela Escola Municipal de Música. O Vereador Paulo Mota deu as honras à Cerimónia e seguiram-se as intervenções dos representantes das instituições universitárias: Prof. José Simões, Diretor da Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos; Marco Conceição, Vice-Presidente do ESMAE; Dr. João Martins, Representante do Instituto Politécnico de Viana do Castelo e Dr. José Paiva, antigo Diretor da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. As intervenções seguiram com a participação do Eng.º Lúcio Machado, Presidente do Núcleo Empresarial de Mondim de Basto e foram finalizadas por Humberto Cerqueira, Presidente da Câmara Municipal.

Marcaram também presença, entre outros, empresários locais da área do granito, a ASSIMAGRA, elementos das instituições superiores e o IAPMEI.

Através de abordagens inovadoras e criativas, as instituições envolvidas, através dos seus cursos de design ao nível de licenciatura e mestrado, vão desenvolver um conjunto diversificado de novas peças. Os projetos académicos vão poder contar com o apoio das empresas locais ao longo da execução das peças, ao nível da partilha dos seus meios tecnológicos.

Os projetos finais vão ser exibidos no decorrer dos vários momentos, em Mondim de Basto. A participação em todos os eventos será livre, sem quaisquer custos para a assistência.

Para mais informações consulte o website da 1ª Edição da Bienal do Granito (http://bienaldogranito.mondimdebasto.pt/), em Mondim de Basto.