Relatório de Contas: Câmara reduz a dívida em 20%

PACOS CONCELHO MONDIM BASTOA Câmara Municipal de Mondim de Basto aprovou, na última reunião ordinária realizada a 11 de abril, e por unanimidade, o Relatório de Contas do Município.
Este balanço espelha a trajetória assumida pelo Município nos últimos anos, relativamente aos principais indicadores financeiros, designadamente, a taxa de execução da receita corrente, superior a 100%, o cumprimento da regra do equilíbrio orçamental e a diminuição da dívida.

É de realçar a diminuição em 20% do total da dívida face ao ano anterior, o que significa uma diminuição de 1 600 426,24 euros, sendo que a dívida em 31/12/2018 se cifrou em 6 554 874,24€.

De uma maneira geral, todos os restantes indicadores são positivos, a exemplo do Prazo Médio de Pagamento aos fornecedores que se fixou, no final de 2018, em 9 dias, não havendo, àquela data, dívidas em atraso. Este é um indicador fundamental para a relação de confiança com os fornecedores do município, que têm a garantia de pagamento nos prazos legais e esperados.

O relatório evidencia, também, o aumento na despesa corrente, que está diretamente relacionado com a gestão de Recursos Humanos. No último ano, foi possível, nos termos previstos na lei, proceder a alterações no posicionamento remuneratório de cerca de metade dos trabalhadores do Município, bem como proceder à contratualização de novos trabalhadores, ao abrigo do Programa de Regularização Extraordinário dos Vínculos Precários. O Mapa de Pessoal foi também reforçado com a contratualização de novos técnicos, de áreas que se encontravam deficitárias.

Do ponto de vista do investimento, de realçar o início de duas importantes empreitadas para o Município: a Rede Periurbana de Passeios e a Reabilitação do Prédio de Habitação Social.

Os encargos com a amortização dos empréstimos, especialmente, o que diz respeito ao saneamento financeiro, continua a assumir um peso preponderante na despesa de capital, tendo-se fixado em 51%. Isto significa que metade do orçamento de capital se destinou ao pagamento dos encargos com a dívida.

As contas são auditadas pelo Revisor externo e mereceu o seu parecer favorável.

O Relatório de Contas vais agora ser submetido à Assembleia Municipal, para aprovação final.