• Cabeçalho Inicio
  • Cabeçalho Inicio
  • Cabeçalho Inicio
  • Cabeçalho Inicio

PACOS CONCELHO MONDIM BASTOA Câmara Municipal de Mondim de Basto aprovou, na última reunião ordinária realizada a 11 de abril, e por unanimidade, o Relatório de Contas do Município.
Este balanço espelha a trajetória assumida pelo Município nos últimos anos, relativamente aos principais indicadores financeiros, designadamente, a taxa de execução da receita corrente, superior a 100%, o cumprimento da regra do equilíbrio orçamental e a diminuição da dívida.

É de realçar a diminuição em 20% do total da dívida face ao ano anterior, o que significa uma diminuição de 1 600 426,24 euros, sendo que a dívida em 31/12/2018 se cifrou em 6 554 874,24€.

De uma maneira geral, todos os restantes indicadores são positivos, a exemplo do Prazo Médio de Pagamento aos fornecedores que se fixou, no final de 2018, em 9 dias, não havendo, àquela data, dívidas em atraso. Este é um indicador fundamental para a relação de confiança com os fornecedores do município, que têm a garantia de pagamento nos prazos legais e esperados.

O relatório evidencia, também, o aumento na despesa corrente, que está diretamente relacionado com a gestão de Recursos Humanos. No último ano, foi possível, nos termos previstos na lei, proceder a alterações no posicionamento remuneratório de cerca de metade dos trabalhadores do Município, bem como proceder à contratualização de novos trabalhadores, ao abrigo do Programa de Regularização Extraordinário dos Vínculos Precários. O Mapa de Pessoal foi também reforçado com a contratualização de novos técnicos, de áreas que se encontravam deficitárias.

Do ponto de vista do investimento, de realçar o início de duas importantes empreitadas para o Município: a Rede Periurbana de Passeios e a Reabilitação do Prédio de Habitação Social.

Os encargos com a amortização dos empréstimos, especialmente, o que diz respeito ao saneamento financeiro, continua a assumir um peso preponderante na despesa de capital, tendo-se fixado em 51%. Isto significa que metade do orçamento de capital se destinou ao pagamento dos encargos com a dívida.

As contas são auditadas pelo Revisor externo e mereceu o seu parecer favorável.

O Relatório de Contas vais agora ser submetido à Assembleia Municipal, para aprovação final.

 

DEST SERVICOS ONLINE

DEST SIG

DEST PDM 2 REVISAO

DEST ORCAMENTO PARTICIPATIVO

 

Agenda

DEST MAIS EVENTOS

Destaques

DEST CORONAVIRUS

DEST ASE LIVROS FICHAS

DEST LIVRO DOMINGOS OLIVEIRA

separador

DEST ALTERACAO SIMPLIFICADA PDM

separador

DEST PLANO DEFESA FLORESTA INCENDIOS

separador

DEST PROGRAMA VOLTAR

separador

DEST VESPA ASIATICA

separador

DEST PERIODO CRITICO

DEST CAMPANHA CONTRA INCENDIOS

separador

DEST APOIO ARRENDAMENTO URBANO

DEST CDM MEXA SE

DEST PART REDUCAO TARIFARIA

DEST HORARIOS TRANSDEV

 separador

DEST DIA DEFESA NACIONAL

separador

DEST CAMPANHA SENSIBILIZACAO

 separador

dest fatura eletronica agua

separador

DEST ARU
 separador

DEST PROJETOS COFINANCIADOS

separador

DEST ATAS REUNIOES CAMARA ASSEMBLEIA

DEST EDITAIS CONVOCATORIAS CAMARA ASSEMBLEIA

DEST ECONONIA EMPREGO

DEST 120ANOS RESTAURACAO CONCELHO