Jornadas da Juventude: alunos de Mondim de Basto debateram desafios e oportunidades da União Europeia

ainfo 190405 jornadas juventude UE“Os desafios e as oportunidades da União Europeia” foi o tema escolhido para o primeiro momento de reflexão da edição de 2019 das Jornadas da Juventude.
No auditório da Escola Básica e Secundária e com o apoio dos docentes de História, Avelino Peixoto e de Geografia, Artur Miguel, os jovens alunos exploraram e debateram o papel que a União Europeia desempenha no nosso quotidiano, bem como sobre o poder de decisão democrático do Parlamento Europeu.

E porque se aproximam as eleições europeias, a questão da intervenção ativa dos jovens nas eleições para o Parlamento Europeu, mereceu também atenção.

O Vereador Paulo Mota, que participou na sessão, falou da relação que o Município de Mondim de Basto estabelece com a União Europeia, nomeadamente, no que diz respeito aos apoios comunitários, que se revelam fundamentais para a execução de projetos, importantes para o desenvolvimento económico e social do concelho.

A escolha desta temática de debate relaciona-se com o facto da Escola Básica e Secundária de Mondim de Basto ser uma Escola Embaixadora do Parlamento Europeu e, assim, pretender envolver toda a comunidade educativa na tomada de consciência da cidadania europeia e de uma participação ativa de todos os cidadãos.

As Jornadas da Juventude são uma iniciativa da Câmara Municipal e do Agrupamento de Escolas de Mondim de Basto que pretende incentivar os jovens alunos do concelho a refletir sobre temáticas atuais, que irão contribuir para a sua formação enquanto alunos, profissionais e cidadão ativos.

O programa das Jornadas da Juventude termina no dia 10 de maio com uma tertúlia sobre o tema da “Violência no Namoro e a Violência Doméstica”.