Autarquia apoia programa de captura, esterilização e devolução de animais errantes

gato ruaA Câmara Municipal de Mondim de Basto consciente do problema que representa para a saúde e salubridade pública a existência de gatos errantes no centro urbano da Vila, está a apoiar financeiramente o Programa CED - Captura, Esterilização e Devolução de animais ao local de origem, que a Associação de Proteção de Animais Pata Tonta que encontra a desenvolver.

Esta campanha encontra-se a decorrer, especificamente na Rua Velha, na Rua do Cavalo, Rua Comendador Alfredo Álvares de Carvalho, Via Cova e Reta da Pena e tem como objetivo principal a captura de gatos de rua, para esterilização e posterior devolução.

Esta captura é realizada com recurso a armadilhas e equipamentos de transporte específicos, que deverão ser preservados e mantidos intocáveis quer pelos moradores quer pelos transeuntes.

Este programa para além de permitir um eficaz controlo do número de animais de rua, pretende também educar e sensibilizar a população para a adoção de comportamentos e posturas de higiene urbanas. Aconselha-se, por isso, que os cidadãos não alimentem os animais errantes na via pública; aos donos que não circulem com os seus animais nos jardins e parque públicos, e que removam os dejetos que os seus animais expulsam enquanto passeiam na via pública, entre outras posturas de higiene urbana e educação para a cidadania.