Autarquia realizou sessão prática sobre combate à Vespa Velutina

ainfo 190312 sessao vespa velutina 1O Município de Mondim de Basto, atento à evolução e ao aumento do número de ninhos de Vespa Velutina no concelho, promoveu uma sessão teórico prática sobre os métodos de combate a esta praga.
Esta sessão juntou apicultores, técnicos da autarquia e especialistas e pretendeu alertar a população para os efeitos nocivos que esta espécie invasora causa no ambiente e biodiversidade, para a saúde pública e para a apicultura.
A Vespa Velutina é um grande predador de abelhas e de outros insetos polinizadores, em especial no período de julho a novembro, o que provoca um grande desequilíbrio dos ecossistemas.


Relativamente à questão da destruição dos ninhos, os munícipes são aconselhados a contactar os Serviços Municipais de Proteção Civil, que dispõem de pessoal devidamente formado e equipado para a destruição eficaz dos mesmos. Além disso, a autarquia é também uma entidade gestora da plataforma SOS Vespa, onde são registados e cartografados os ninhos que vão aparecendo. A atualização desta plataforma é fundamental para o controlo da evolução desta espécie.

Desde o início deste ano a autarquia já destruiu, com meios próprios, quarenta ninhos que ameaçavam as colmeias dos apicultores do concelho.