Leilão das Carnes na Aldeia de Travassos

ainfo 190225 leilao carnesTradição, aventura e animação marcaram o domingo magro de carnaval na aldeia de Travassos, na freguesia do Bilhó.
O Largo da Capela de Santa Bárbara encheu-se, logo pela manhã, de bancas para venda de produtos agrícolas, fumeiros e carnes de elevada qualidade, que atraíram à aldeia, dezenas de visitantes e apreciadores destas iguarias.
Para os mais ativos, a organização programou uma caminhada de 8 km, que percorreu paisagens únicas e o património construído desta zona do concelho.
Ao início da tarde e mantendo a tradição, os Mordomos de Santa Bárbara deram início ao tradicional Leilão das Carnes, tendo o valor angariado revertido para a Capela da Padroeira da Aldeia.

A animação prolongou-se até ao anoitecer e esteve a cargo do grupo Lôa Trovadoresca e dos diversos tocadores de concertinas e de bombos que ali se juntaram.

O Leilão das Carnes é uma tradição antiga que a autarquia ajudou a recuperar numa das aldeias mais genuínas do concelho e classificada como Aldeia de Portugal e que procura envolver as associações e a população local.

Esta iniciativa foi financeiramente apoiada pelo Município de Mondim de Basto.