Reuniu a Comissão Municipal de Defesa da Floresta

ainfo 190118 reuniao defesa floresta SITEA Comissão Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios reuniu no passado dia 18 de janeiro.
Nesta sessão, em que foram apresentados os dados 2018 foi comunicado que o concelho de Mondim de Basto registou um total de 8,8 hectares de área ardida, sendo de salientar a taxa de 100% de eficácia na primeira intervenção, quer por parte dos Bombeiros Voluntários, quer dos Sapadores Florestais.
As campanhas de divulgação previstas para este ano de 2019 foram também abordadas nesta sessão visto que, são um ponto fundamental para a prevenção e controlo de comportamentos de risco e por isso a autarquia vai continuar, à semelhança do ano anterior com ações que cheguem diretamente à população, nomeadamente, através da impressão, no verso das faturas da água, de informação relativa a limpezas de matos junto às habitações e também informação relativa ao período crítico. A distribuição de flyers nas feiras mensais, a radiodifusão de informações e as publicações nos canais de comunicação do município, estão também previstas.
Recorde-se que a autarquia executou, em 2018, através de ajustes diretos, delegação de competências nas Juntas de Freguesia e por meios próprios, 55,53 hectares de faixas de gestão de combustível da rede secundária – rede viária municipal, o que representou um investimento de cerca de 60 mil euros. Estes trabalhos são fundamentais para a segurança e bem-estar da população do concelho, mantendo as estradas em condições de circulação e segurança, em caso de incêndio florestal.
A Comissão Municipal de Defesa da Floresta é constituída pelo Presidente da Câmara que tutela a Proteção Civil e o Gabinete Técnico Florestal, por um representante do ICNF, da GNR e dos Bombeiros Voluntários e ainda os seis presidentes das Juntas de Freguesia e um representante dos Conselhos Diretivos. Integram ainda esta Comissão um representante das Infraestruturas de Portugal, da EDP e do IMT – Instituto da Mobilidade e dos Transportes, I.P.