Autarquia realizou sessão pública de esclarecimento sobre Operação de Reabilitação Urbana

ainfo 190108 sessao esclarec ORU 1A Câmara Municipal organizou, no passado dia 7 de janeiro, uma sessão pública de esclarecimento sobre Programa Estratégico de Reabilitação Urbana de Mondim de Basto, que se encontra em discussão pública.
No Salão Nobre dos Paços do Concelho estiveram reunidos proprietários de edifícios que integram a Área de Reabilitação Urbana, profissionais que exercem funções nas áreas de projeto e construção civil, dirigentes e técnicos da autarquia com o objetivo de conhecerem a estratégia de planeamento para o espaço público, bem como os benefícios que os proprietários poderão usufruir, aquando da realização de obras de reabilitação dos edifícios que integram a referida área.

O Presidente da Câmara, Humberto Cerqueira, que acompanhou os trabalhos referiu na sua intervenção que “a autarquia assume aqui um papel fundamental de impulsionador e mediador de um conjunto de ações de melhoria de áreas que se encontram mais degradadas. No caso da Vila de Mondim, a Operação de Reabilitação Urbana dirige-se, não só ao conjunto edificado, mas também à qualificação de infraestruturas, equipamentos de utilização coletiva, intervenções no âmbito dos espaços públicos e espaços verdes”. No entanto, a política de reabilitação de imóveis, vai incluir, além de benefícios, penalizações para os proprietários de imóveis devolutos ou em ruínas, nomeadamente através do agravamento da taxa de IMI.

Humberto Cerqueira adiantou ainda que a autarquia pretende alargar estas áreas de reabilitação a outros núcleos do concelho.ainfo 190108 sessao esclarec ORU 2

O Programa Estratégico de Reabilitação Urbana encontra-se em discussão pública até ao dia 24 de janeiro e pode ser consultado na Câmara Municipal e no site oficial do Município, em https://bit.ly/2H2erT5. Todos os interessados poderão apresentar as suas reclamações, sugestões, observações ou pedidos de esclarecimento no gabinete de SIG da Câmara Municipal, por correio ou via eletrónica através do endereço Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..