• Cabeçalho Inicio
  • Cabeçalho Inicio
  • Cabeçalho Inicio
  • Cabeçalho Inicio

ainfo 190107 sec estado saudeFoi inaugurado, no passado dia 4 de janeiro, pela Secretária de Estado da Saúde, Raquel Duarte, o Consultório de Saúde Oral do Centro de Saúde de Mondim de Basto.
A instalação deste consultório surge no âmbito do Programa “Saúde Oral para Todos”, que pretende fazer chegar este tipo de cuidados de saúde às populações, disponibilizando-os junto das Equipas de Saúde Familiar, evitando assim deslocações desnecessárias, dispendiosas (especialmente para as pessoas mais carenciadas) e penosas para as pessoas de idade mais avançada e/ou mais vulneráveis.


Os utentes do Centro de Saúde de Mondim de Basto passam então a ter acesso a consultas gratuitas de medicina dentária, depois de serem encaminhados pelos respetivos médicos de família. Os munícipes com problemas mais graves e com maiores carências económicas vão ter prioridade no acesso aos tratamentos, como extrações, obturações e desvitalizações de dentes, além do diagnóstico de doenças.

O Presidente da Câmara, Humberto Cerqueira, que acompanhou a deslocação da Secretária de Estado da Saúde, explicou na sua intervenção que “a autarquia teve neste processo um papel fundamental, apoiando a instalação deste gabinete, garantindo o fornecimento das cadeiras de dentista e os equipamentos complementares, como o de raios X, o que representou um investimento de 40 mil euros”.

Humberto Cerqueira falou ainda das recentes obras de remodelação que o Centro de Saúde sofreu, na criação da Unidade de Saúde Familiar “Senhora da Graça”, num compromisso do governo que representou um investimento de 165 mil euros e que trouxe mais conforto para os utentes e para os profissionais de saúde.

A Secretária de Estado, Raquel Duarte, explicou que esta medida do governo vem responder às necessidades dos cidadãos e que se pretende que resulte numa melhoria social para o concelho, garantindo a toda a população o acesso aos cuidados de saúde oral. Referiu ainda que estes novos consultórios estão já a servir, aproximadamente, 21.000 utentes inscritos de um total de mais de um milhão, na Região de Saúde do Norte.

Com a instalação deste serviço, a autarquia reforça o desafio de construir um concelho solidário e inclusivo onde ninguém fica para trás no acesso aos cuidados básicos de saúde.

 

 

DEST SERVICOS ONLINE

DEST SIG

DEST PDM 2 REVISAO

DEST ORCAMENTO PARTICIPATIVO

 

Agenda

DEST MAIS EVENTOS

Destaques

DEST CORONAVIRUS

DEST ASE LIVROS FICHAS

DEST LIVRO DOMINGOS OLIVEIRA

separador

DEST ALTERACAO SIMPLIFICADA PDM

separador

DEST PLANO DEFESA FLORESTA INCENDIOS

separador

DEST PROGRAMA VOLTAR

separador

DEST VESPA ASIATICA

separador

DEST PERIODO CRITICO

DEST CAMPANHA CONTRA INCENDIOS

separador

DEST APOIO ARRENDAMENTO URBANO

DEST CDM MEXA SE

DEST PART REDUCAO TARIFARIA

DEST HORARIOS TRANSDEV

 separador

DEST DIA DEFESA NACIONAL

separador

DEST CAMPANHA SENSIBILIZACAO

 separador

dest fatura eletronica agua

separador

DEST ARU
 separador

DEST PROJETOS COFINANCIADOS

separador

DEST ATAS REUNIOES CAMARA ASSEMBLEIA

DEST EDITAIS CONVOCATORIAS CAMARA ASSEMBLEIA

DEST ECONONIA EMPREGO

DEST 120ANOS RESTAURACAO CONCELHO