Autarquia investe 124 mil euros na recuperação de 30 habitações

ainfo 181221 habitacoes degradadasA Câmara Municipal de Mondim de Basto ajudou, desde 2011, a recuperar 30 casas a pessoas carenciadas do concelho, no âmbito da medida de Apoio à Recuperação de Habitações Degradadas de Famílias Carenciadas, o que representa um investimento de 124 mil euros, inteiramente suportado pelo Município.

Como explica o Presidente da autarquia, Humberto Cerqueira, "o nosso objetivo é melhorar as condições de habitabilidade das famílias que vivem em situações precárias, proporcionando-lhes uma melhor qualidade de vida no seu quotidiano”
No ano de 2018 foram intervencionadas 3 habitações, num investimento de 9 mil euros, que inclui a substituição de telhados, pavimentos e casas de banho.
Além do grau de degradação e das condições de segurança da habitação, a prioridade é dada a agregados familiares com menores e a idosos que vivem sozinhos.
Humberto Cerqueira explica que “as condições de habitabilidade são fundamentais para a constituição de agregados familiares coesos e para fomentar a dignidade das pessoas. A Câmara Municipal pretende, com este programa, acabar com as situações de extrema pobreza, ao mesmo tempo que aposta na preservação do património arquitetónico do concelho”.