Mondim de Basto dedicou seminário ao tema da deficiência

ainfo 181212 seminario cidadania acao ASADO tema da deficiência foi o mote para um dia dedicado à reflexão e ao debate em Mondim de Basto.
No passado dia 10 de dezembro, a Associação 2000 de Apoio ao Desenvolvimento e a ASAD - Associação Social de Apoio à Deficiência promoveram, com o apoio da Câmara Municipal de Mondim de Basto, o seminário “Cidadania em Ação”, que envolveu diversas instituições locais e a população em geral.

Debates, depoimentos e estudos marcaram este dia, cujas sessões contaram com os contributos de entidades como a Associação 2000 de Apoio ao Desenvolvimento, Pista Mágica - Escola de Voluntariado, Segurança Social, Centro de Saúde, Escola EB 2,3/S de Mondim de Basto, IEFP – Instituto do Emprego e Formação Profissional, I.P. e da Câmara Municipal. Foram dinamizadores das mesas de trabalho o Vereador do Desporto e Associativismo, Nuno Lage, o Presidente da União das Freguesias de Campanhó e Paradança, Joaquim Pereira, a Diretora do Agrupamento de Escolas de Mondim, Isabel Coutinho e o Diretor Técnico da CERCIFAF, Luís Roque.
O Presidente da Câmara Municipal, Humberto Cerqueira, que acompanhou os trabalhos realçou a necessidade de reforçar a cidadania, para envolvimento da comunidade na inclusão das pessoas com incapacidade ou portadoras de deficiência.
Este seminário encerrou com a assinatura de um protocolo entre a ASAD e a Associação 2000 de Apoio ao Desenvolvimento que pretendem desenvolver um plano para a inclusão social e profissional das pessoas com deficiência ou incapacidade de Mondim de Basto.
A ASAD iniciou atividade em 2015, com sede em Paradança, e é a única associação do concelho que presta apoio no caso de deficiência.