Investimento de 286 mil euros no combate ao abandono e insucesso escolar

ainfo 181016 combate abandono insucesso escolar1O Município de Mondim de Basto instalou Salas do Futuro no Centro Escolar Mondim Oeste e na Escola EB 2,3/S, com o objetivo de combater o abandono escolar precoce e, ao mesmo tempo, aumentar a taxa de sucesso dos alunos do concelho.
Estas salas estão equipadas com tablets, mesas e painéis interativos e robôs, num conceito inovador que vai permitir reconfigurar a tradicional sala de aula e utilizar a tecnologia como forma de promoção da igualdade entre os estudantes.


O laboratório "Experiência de Sucesso", dirigido para os alunos do primeiro, segundo e terceiro ciclos, e integração, em breve, de uma equipa multidisciplinar, irão aumentar os recursos pedagógicos à disposição dos professores e garantir melhores condições para combater o abandono e aumentar o sucesso escolar.

A tecnologia tem-se afigurado um valioso atributo na aprendizagem, permitindo criar novas experiências educacionais e a aquisição de novas competências. A aposta da autarquia nestas salas multifacetadas vai permitir dar resposta a vários ciclos de escolaridade, às várias disciplinas e também às necessidades educativas especiais.

A instalação destas Salas do Futuro surge no âmbito do Plano Integrado e Inclusivo de Combate ao Insucesso Escolar, desenvolvido pela CIM do Ave e financiado em 85% pelo Fundo Social Europeu.