Serviço Municipal de Proteção Civil realizou simulacro sísmico com utentes da Santa Casa da Misericórdia

ainfo 181106 simulacro sismoMondim de Basto aderiu ao exercício nacional “A Terra Treme”, promovido pela Autoridade Nacional de Proteção Civil e desenvolveu, com os utentes da Santa Casa da Misericórdia de Mondim de Basto – idosos com mobilidade reduzida e crianças em idade pré-escolar – um exercício de sensibilização para o risco sísmico.
Esta atividade foi desenvolvida, no passado dia 5 de novembro, às 11h05 pelos Serviços Municipais de Proteção Civil e procurou chamar a atenção para a importância dos comportamentos a adotar pelos cidadãos em caso de sismo. Contou também com a colaboração dos Bombeiros Voluntários do concelho que falaram sobre o pós-sismo, nomeadamente a ocorrência de incêndios, com especial destaque para o uso de extintores, e a evacuação dos edifícios.

Portugal é um território com zonas particularmente sensíveis a este risco sísmico. Conhecer os procedimentos a adotar antes, durante e depois de um sismo, pode ser essencial para se salvar vidas.

Em www.aterratreme.pt  poderá encontrar toda a informação útil sobre este exercício e sobre os comportamentos de autoproteção a adotar.

O Município expressa o seu agradecimento ao Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Mondim de Basto, pelo acolhimento deste exercício naquela instituição.