• Cabeçalho Inicio
  • Cabeçalho Inicio
  • Cabeçalho Inicio
  • Cabeçalho Inicio

PACOS CONCELHO MONDIM BASTOAprovado por maioria na última reunião ordinária da Câmara Municipal, realizada a 31 de outubro, as Grandes Opções do Plano e Orçamento para 2019 apresentam-se em consonância com o princípio da consolidação orçamental que o município iniciou em 2010 e respeita, igualmente, o princípio do equilíbrio orçamental.
Apesar do empréstimo de saneamento financeiro continuar a ter um peso elevado no serviço da dívida, obrigando a autarquia a gastar anualmente cerca de 1.7 milhões de euros em juros e amortizações, por força do empréstimo contraído em 2010 para pagar a dívida herdada do executivo anterior, este orçamento vai permitir a realização de mais investimento.
Com um valor total de 13 009 000 euros, a autarquia vai destinar boa parte do orçamento para a execução de projetos de enorme importância para o futuro do concelho. Destaca-se neste ponto, a requalificação e modernização da Escola EB 2,3/S, num valor previsto de 2.500.000 euros, o alargamento da rede de saneamento básico na freguesia de Mondim, estimado em 2.400.000 euros, o investimento no combate ao insucesso e abandono escolar, com uma verba de 179.000 euros, a reabilitação e ampliação da Casa da Cultura, um projeto que ascende a 1.026.000 euros, reabilitação energética do pavilhão gimnodesportivo municipal, no valor de 326.000 euros, a melhoria das condições para a prática do parapente, com um investimento previsto de 237.000 euros e a instalação da Casa das Memórias de Ermelo, no valor de 105.000 euros.

Uma boa parte do orçamento corrente destina-se a fazer face aos vários programas de cariz social que o município implementa anualmente no concelho e que estão ligados ao apoio à criança, apoio à aquisição de medicamentos, às famílias vulneráveis, ao transporte de doentes, mas também na Educação, com o transporte escolar, o serviço de refeições, a componente de apoio à família, a Escola de Música. E o apoio direto ao associativismo desportivo, cultural e recreativo para o desenvolvimento dos planos de atividades das associações do concelho.

O plano de investimento inclui ainda, para além dos projetos financiados, outros investimentos, suportados por inteiro pelo orçamento municipal, nomeadamente, a ampliação e melhoria da rede de abastecimento de água no concelho, vias municipais, a Casa Mortuária de Mondim de Basto, a pavimentação da EM 312, que liga Mondim a Atei e a construção de uma pista Downwill na Senhora da Graça.

Relativamente ao IMI, a decisão da autarquia é de manter a taxa mais baixa, de 0,3%, de forma a não afetar o rendimento disponível das famílias do concelho.

Desta forma e com este orçamento, o executivo municipal expressa o rigor e a transparência na gestão e na aplicação correta e cuidada dos dinheiros públicos, conjugando a firme intenção de manter o desenvolvimento social, económico e cultural do concelho.

Este documento segue agora para a Assembleia Municipal para aprovação final.

 DEST NEWSLETTER SMS

DEST BALCAO UNICO

DEST SIG

DEST ORCAMENTO PARTICIPATIVO

Agenda

DEST MAIS EVENTOS

DEST 120ANOS RESTAURACAO CONCELHO

Destaques

 

 

DEST CDM 2018 2019

separador

DEST RISCO INCENDIO

DEST PERIODO CRITICO PROLONGADO

DEST CAMPANHA CONTRA INCENDIOS

DEST CAMPANHA SENSIBILIZACAO

separador

  DEST VISTIS 2018 19

separador

DEST HASTA PUBLICA TAPADA TELHA

separador

dest fatura eletronica agua

separador

DEST ARU
 separador

DEST ASSOCIATIVISMO 2019

separador

DEST PDR2020

DEST NORTE2020

separador

DEST ATAS REUNIOES

DEST ECONONIA EMPREGO

MONDIM APP

Mondim de Basto App disponibiliza ao visitante toda a informação sobre o município de Mondim de Basto.

Descarregue e desfrute!

MONDIM APP ADROID  MONDIM APP ITUNES