• Cabeçalho Inicio
  • Cabeçalho Inicio
  • Cabeçalho Inicio
  • Cabeçalho Inicio

ainfo 181008 seminario despovoamento desenvolvimentoEm Mondim de Basto, decorreu, no passado dia 6 de outubro de 2018, o seminário “Despovoamento e Desenvolvimento” que teve como principal objetivo o debate de estratégias e medidas para o desenvolvimento em espaços de baixa densidade e relativa interioridade, em processo de perda populacional.
Vários especialistas e autarcas, apontam a falta de cooperação entre os municípios do interior norte do país como um dos principais fatores que inibem o desenvolvimento destas zonas. É importante a partilha de recursos de todos os decisores do poder, quer a nível local, quer a nível central.


O Presidente da Câmara Municipal de Mondim de Basto, Humberto Cerqueira, salientou a importância da adequação das estratégias para as pessoas, referindo que “os municípios têm a obrigação de assentar as suas políticas a pensar no bem-estar dos habitantes, apostando na cultura, na mobilidade, no apoio social aos idosos como sendo um dos fatores mais importantes, dado que a população idosa está a aumentar; apostar também nos cuidados primários de saúde e nas novas tecnologias, como forma de combate ao isolamento.

Oitenta por cento do território português apresenta um despovoamento acentuado.

O Norte do país está em perda populacional desde 2007. Entre 2006 e 2016, a região Norte perdeu 138.000 habitantes. O Distrito de Vila Real está com perda de população desde a década de 50 e há municípios que em 60 anos perderam dois terços da população.

Na Região de Basto (Cabeceiras de Basto, Celorico de Basto, Mondim de Basto e Ribeira de Pena), todos os concelhos, sem exceção, têm acompanhado a tendência de descida populacional.

Um tema que apela à reflexão e à ação, que reuniu autarcas, deputados e decisores políticos. Foram intervenientes neste seminário: Luís Ramos - Deputado da Assembleia da República; Artur Nunes - Presidente da CM de Miranda do Douro e CIM Terras de Trás-os-Montes; João Paulo Catarino - Coordenador da Unidade de Missão para a Valorização do Interior; José Alberto Rio Fernandes – Associação Portuguesa de Geógrafos; Teresa Sá Marques – Coordenadora Científica do Programa Nacional da Política de Ordenamento do Território (PNPOT); Pedro Bacelar de Vasconcelos – Deputado na Assembleia da República; Fernando Freire de Sousa - Presidente da CCDR do Norte; Humberto Cerqueira - Presidente da Câmara Municipal de Mondim de Basto; João Paulo Gouveia – Porta-voz do PSD para a Agricultura, Florestas, Alimentação e Desenvolvimento Rural.

Uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Mondim de Basto, em parceria com a Associação Portuguesa de Geógrafos, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e o Jornal de Notícias.

 DEST NEWSLETTER SMS

DEST BALCAO UNICO

DEST SIG

DEST ORCAMENTO PARTICIPATIVO

Agenda

DEST MAIS EVENTOS

DEST 120ANOS RESTAURACAO CONCELHO

Destaques

  DEST REINO DE NATAL

DEST ALMOCO NATAL

DEST CAF NATAL 2018

DEST CDM 2018 2019

separador

DEST CAMPANHA SENSIBILIZACAO

 separador

dest fatura eletronica agua

separador

DEST ARU
 separador

DEST ASSOCIATIVISMO 2019

separador

DEST PDR2020

DEST NORTE2020

separador

DEST ATAS REUNIOES CAMARA ASSEMBLEIA

DEST EDITAIS CONVOCATORIAS CAMARA ASSEMBLEIA

DEST ECONONIA EMPREGO

MONDIM APP

Mondim de Basto App disponibiliza ao visitante toda a informação sobre o município de Mondim de Basto.

Descarregue e desfrute!

MONDIM APP ADROID  MONDIM APP ITUNES