Mondim de Basto vai ter médico dentista no Centro de Saúde
O Presidente da Câmara, Humberto Cerqueira, participou ontem, no Centro Cultural de Belém, na cerimónia de assinatura de protocolos entre o Ministério da Saúde e as autarquias para a instalação de gabinetes de saúde oral nos centros de saúde locais.
Os utentes do Centro de Saúde de Mondim de Basto vão passar a ter acesso a consultas gratuitas de medicina dentária, depois de serem encaminhados pelos respetivos médicos de família. Os munícipes com problemas mais graves e com maiores carências económicas vão ter prioridade no acesso aos tratamentos, como extrações, obturações e desvitalizações de dentes, além do diagnóstico de doenças.
Como explicou o Presidente da Câmara, Humberto Cerqueira, “a autarquia tem neste processo um papel fundamental, uma vez que apoia a instalação deste gabinete, garantindo o fornecimento das cadeiras de dentista e os equipamentos complementares, como o de raios X, o que representa um investimento de 40 mil euros”.
Cabe às administrações regionais de saúde a realização das obras, a contratação dos recursos humanos, o fornecimento dos sistemas de informação e os consumíveis, além de assegurarem a formação.
Uma medida que vem responder às necessidades dos cidadãos e que se pretende que resulte numa melhoria social para o concelho, garantindo a toda a população o acesso aos cuidados de saúde oral.
A autarquia prevê que o Gabinete de Saúde Oral de Mondim de Basto entre em funcionamento até ao final do ano.