Vão iniciar obras no concelho no valor de 8,7 milhões de euros

ainfo 180912 inicio obras passeios hab socialO Município de Mondim de Basto obteve o visto que aguardava do Tribunal de Contas para dar início aos trabalhos de execução de dois projetos importantes para o concelho: a Rede Periurbana de Passeios e a Beneficiação Energética do Edifício de Habitação Social.
No passado mês de junho, a autarquia assinou o contrato para a execução da empreitada da rede periurbana de passeios que vai ligar o centro da Vila aos lugares de Pedra Vedra, Serra e Vilar de Viando.

Uma intervenção que representa um investimento de 479.244,59 euros, comparticipado em 85%, através do Programa Operacional Regional do Norte e que vem responder às necessidades da população destes três lugares da freguesia de Mondim, criando condições para a circulação pedonal, de forma segura e confortável. Esta obra deve estar concluída em dezembro de 2019.

Quanto ao contrato para a execução da empreitada de “Beneficiação Energética do Edifício de Habitação Social”, o mesmo foi assinado em julho passado e os trabalhos a executar visam dotar o edifício de características físicas e funcionais que aumentem a eficiência energética e a utilização de energias renováveis para autoconsumo.

Esta empreitada representa um investimento total de 624 803,64 euros, sendo que as operações que visam melhorar a eficiência energética representam um custo elegível de 568.646,82 € e será comparticipado em 85 % pelo Norte 2020. O valor dos restantes trabalhos será inteiramente assumido pela autarquia. Uma obra que se espera concluída no mês de abril de 2019.

Para iniciar ainda no decorrer deste mês de setembro está também prevista a obra de construção da Ligação de Mondim à EN 210. Esta obra tem como “dono de obra” as Infraestruturas de Portugal, I.P., está orçada em 7,6 milhões de euros e envolve a construção de uma nova estrada alternativa à EN 120 e EN 304, com 2,6 quilómetros de extensão, assim como a construção de duas novas pontes: uma sobre o Rio Tâmega, com 232 metros de extensão, e a outra sobre o Rio Veade, com 154 metros de extensão. Estima-se que esta obra esteja concluída em março de 2020.

Investimentos que somam 8,7 milhões de euros e que se revelam fundamentais para o bem-estar da população e para a dinamização do tecido industrial e da economia local.