• Cabeçalho Inicio
  • Cabeçalho Inicio
  • Cabeçalho Inicio
  • Cabeçalho Inicio

IMG NOTA SALTO GRACADesligar o motor, explorar caminhos, desvendar sonoridades em Mondim de Basto

Entre 29 e 30 de setembro, Mondim de Basto abre as portas a um evento que vai juntar música e aventura. O Salto da Graça propõe mais de dez iniciativas que, em diálogo com a natureza, desenham novas rotas de descoberta do território local e propõem uma nova relação entre a música ao vivo e o meio ambiente. Canoagem, voos em parapente, circuitos de BTT, caminhadas, passeios todo-o-terreno e canyoning serão algumas das atividades a serem completadas com bandas sonoras e concertos exclusivos.

Ao longo do fim de semana, será possível explorar alguns dos espaços naturais mais improváveis e desconhecidos de Mondim de Basto ao som do trabalho colaborativo de OST (Shela, EGBO e Fernando Marta). O trio de músicos estará em residência de criação no local para desenvolver uma composição sonora site-specific. A obra será apresentada no lugar das Mestras, local onde o rio Cabrão desagua no rio Cabril, depois de um percurso pedestre pela Levada de Piscaredo. E porque o nome aqui não é acaso, vai ser mesmo possível “saltar da Graça” em parapente, acompanhado pela banda sonora exclusivamente preparada pelo DJ Lynce para abrandar os picos de adrenalina.

Para os que preferem saltos para a água, haverá canyoning, canoagem e canocraft, a rasgarem os trilhos e cursos de água envolventes, todos a desembocar num ciclo de eco-gigs da autoria de Julius Gabriel e João Pais Filipe. Apontada também para os desportos motorizados, no Salto da Graça será possível a inscrição em atividades de todo-o-terreno que vão promover a descoberta de alguns dos mais inusitados espaços entre o Alvão, os rios, o Monte Farinha e as Fisgas de Ermelo. No final, os participantes serão brindados com um concerto no meio da natureza pelas Sopa de Pedra.

Alinhados estão ainda o workshop Sol Sistema, orientado pelo DJ V/A e o músico Frankão (O Gringo Sou EU), onde se construirá um sistema de baixa fidelidade movido a energia solar com base na reutilização de materiais; e uma tertúlia que vai debater os novos desafios no universo da animação turística e as possibilidades que as mesmas podem abrir no crescimento económico, na sustentabilidade e preservação dos territórios. Fecha-se o programa para o fim de semana com: o projeto de comunidade orientado pelo coletivo Ondamarela que, em conjunto com a Escola de Música de Mondim, vai desenvolver uma apresentação única; o concerto dos Fogo Fogo; e uma maratona de BTT pelo monte com a subida mais famosa da Volta a Portugal.

Todas as atividades culturais serão de acesso livre. A participação nas iniciativas desportivas será sujeita a inscrição – toda a informação será disponibilizada brevemente em www.saltodagraca.com.

O Salto da Graça surge na sequência da nova estratégia de turismo lançada recentemente pelo Município de Mondim de Basto, no âmbito do projeto "Mondim de Basto – Um destino por natureza", financiado pelo NORTE 2020 através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

 
SÁBADO, DIA 29
Caminhada Sonora por OST (Shela, EGBO e Fernando Marta)
Parapente com banda sonora de DJ Lynce
Canoagem e Canocraft com Eco-gig de João Pais Filipe
Apresentação de workshop Sol Sistema com DJ V/A, O Gringo Sou EU e participantes
Concerto de Ondamarela + Escola de Música de Mondim de Basto
Concerto de Fogo Fogo

DOMINGO, DIA 30
Caminhada com o Pastor por OST (Shela, EGBO e Fernando Marta)
Passeios TT com concerto de Sopa de Pedra
Canyoning com Eco-gig de Julius Gabriel
Parapente com banda sonora de DJ Lynce
Maratona BTT

 

 DEST NEWSLETTER SMS

DEST BALCAO UNICO

DEST SIG

DEST ORCAMENTO PARTICIPATIVO

Agenda

DEST MAIS EVENTOS

DEST 120ANOS RESTAURACAO CONCELHO

Destaques

DEST RISCO INCENDIO 

DEST PERIODO CRITICO

DEST CAMPANHA CONTRA INCENDIOS

DEST CAMPANHA SENSIBILIZACAO

separador

DEST ENCERRAMENTO PISCINA

separador

 DEST VISTIS 2018 19

separador

DEST HASTA PUBLICA TAPADA TELHA

separador

dest fatura eletronica agua

separador

DEST ARU
 separador

DEST ASSOCIATIVISMO 2019

separador

DEST TRAIL POINT

separador

DEST PDR2020

DEST NORTE2020

separador

DEST ATAS REUNIOES

DEST ECONONIA EMPREGO

MONDIM APP

Mondim de Basto App disponibiliza ao visitante toda a informação sobre o município de Mondim de Basto.

Descarregue e desfrute!

MONDIM APP ADROID  MONDIM APP ITUNES