Salto da Graça

IMG NOTA SALTO GRACADesligar o motor, explorar caminhos, desvendar sonoridades em Mondim de Basto

Entre 29 e 30 de setembro, Mondim de Basto abre as portas a um evento que vai juntar música e aventura. O Salto da Graça propõe mais de dez iniciativas que, em diálogo com a natureza, desenham novas rotas de descoberta do território local e propõem uma nova relação entre a música ao vivo e o meio ambiente. Canoagem, voos em parapente, circuitos de BTT, caminhadas, passeios todo-o-terreno e canyoning serão algumas das atividades a serem completadas com bandas sonoras e concertos exclusivos.

Ao longo do fim de semana, será possível explorar alguns dos espaços naturais mais improváveis e desconhecidos de Mondim de Basto ao som do trabalho colaborativo de OST (Shela, EGBO e Fernando Marta). O trio de músicos estará em residência de criação no local para desenvolver uma composição sonora site-specific. A obra será apresentada no lugar das Mestras, local onde o rio Cabrão desagua no rio Cabril, depois de um percurso pedestre pela Levada de Piscaredo. E porque o nome aqui não é acaso, vai ser mesmo possível “saltar da Graça” em parapente, acompanhado pela banda sonora exclusivamente preparada pelo DJ Lynce para abrandar os picos de adrenalina.

Para os que preferem saltos para a água, haverá canyoning, canoagem e canocraft, a rasgarem os trilhos e cursos de água envolventes, todos a desembocar num ciclo de eco-gigs da autoria de Julius Gabriel e João Pais Filipe. Apontada também para os desportos motorizados, no Salto da Graça será possível a inscrição em atividades de todo-o-terreno que vão promover a descoberta de alguns dos mais inusitados espaços entre o Alvão, os rios, o Monte Farinha e as Fisgas de Ermelo. No final, os participantes serão brindados com um concerto no meio da natureza pelas Sopa de Pedra.

Alinhados estão ainda o workshop Sol Sistema, orientado pelo DJ V/A e o músico Frankão (O Gringo Sou EU), onde se construirá um sistema de baixa fidelidade movido a energia solar com base na reutilização de materiais; e uma tertúlia que vai debater os novos desafios no universo da animação turística e as possibilidades que as mesmas podem abrir no crescimento económico, na sustentabilidade e preservação dos territórios. Fecha-se o programa para o fim de semana com: o projeto de comunidade orientado pelo coletivo Ondamarela que, em conjunto com a Escola de Música de Mondim, vai desenvolver uma apresentação única; o concerto dos Fogo Fogo; e uma maratona de BTT pelo monte com a subida mais famosa da Volta a Portugal.

Todas as atividades culturais serão de acesso livre. A participação nas iniciativas desportivas será sujeita a inscrição – toda a informação será disponibilizada brevemente em www.saltodagraca.com.

O Salto da Graça surge na sequência da nova estratégia de turismo lançada recentemente pelo Município de Mondim de Basto, no âmbito do projeto "Mondim de Basto – Um destino por natureza", financiado pelo NORTE 2020 através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

SÁBADO, DIA 29
Parapente com banda sonora de DJ Lynce
Canoagem e Canocraft com Eco-gig de João Pais Filipe
Apresentação de workshop Sol Sistema com DJ V/A, O Gringo Sou EU e participantes