Presidente da Câmara reúne com grupos parlamentares para evitar encerramento do posto dos CTT em Mondim de Basto

assembleia republicaO Presidente da Câmara Municipal de Mondim de Basto, Humberto Cerqueira, deslocou-se no dia 26 de julho a Lisboa, onde foi recebido pelos grupos com assento na Assembleia da República, numa tentativa de evitar o encerramento do único posto dos CTT do concelho.
Esta posição surge também na sequência da moção aprovada em Assembleia Municipal de Mondim de Basto e que foi subscrita pelos três partidos com assento no órgão municipal.
Na missiva que fez questão de entregar em mãos aos diferentes grupos parlamentares - PS, PSD, PCP, BE e CDS-PP -, o Presidente da Autarquia Mondinense manifesta “o sentimento de repúdio da população do concelho, pela decisão da Direção dos CTT”, e solicita o “desenvolvimento das diligências e medidas oportunas, com vista à manutenção do Posto dos Correios em funcionamento, uma presença física e institucional no território do concelho”.

Recorde-se que Mondim de Basto é um dos 15 concelhos do país, onde existe apenas uma loja dos CTT. O anunciado encerramento deste serviço vem, na opinião do Presidente de Mondim, “prejudicar os interesses da população do concelho, que recorre aos diferentes serviços prestados pelos Correios que, apesar de privatizados, continuam com a concessão de serviços públicos”.

Para Humberto Cerqueira, “o encerramento dos serviços públicos desqualifica o território, e acentua o despovoamento e a perda de dinâmica social e económica. Territórios sem serviços públicos de qualidade tornam-se menos atrativos para o investimento e para a fixação de pessoas. A tão falada coesão territorial passa sobretudo pela manutenção destes serviços”.