Maio - Mês do Livro completou a 3ª edição

ainfo 180529 mes livroEm Mondim de Basto, o mês de maio foi dedicado ao livro, à leitura e à cultura em geral.
A Biblioteca Municipal apresentou um programa variado com exposições, apresentações de livros, leituras encenadas, sessões de cinema e palestras que atraíram a participação, não só do público escolar, como da população de todo o concelho.
O peddy-paper "Monumentos e Sítios de Mondim de Basto" abriu, no dia 2 de maio, o programa desta terceira edição do Mês do Livro e contou com a participação de alunos do quarto ano das escolas de Mondim de Basto, Celorico de Basto, Cabeceiras de Basto, Montalegre e Ribeira da Pena.

No dia 4 de maio, foi inaugurada, na Biblioteca Municipal a exposição "Enigma do olhar/Dia de São Valentim" - Amostra do PESES (Projeto Educação para a Saúde e Educação para a Saúde e Educação Sexual) em articulação com as disciplinas de EV e ET, Pré-Escolar e 1º Ciclo do Agrupamento de Escolas de Mondim de Basto.

Destacamos também do programa deste mês, as sessões de leitura encenada promovidas, no dia 3 de maio, por Inácia Cruz e no dia 10 de maio pelo animador Rui Ramos.

O ilustrador Sebastião Peixoto esteve, no dia 16 de maio, na Biblioteca do Agrupamento de Escolas de Mondim de Basto onde mostrou alguns dos seus trabalhos. Além da troca de ideias, o ilustrador surpreendeu e entusiasmou os alunos presentes com os desenhos que executou ao vivo.

O autor Marinho da Rocha apresentou, no dia 18 de maio, o livro "O Eleito da Luz". O autor falou sobre a obra, mas também da ligação desta com vários locais emblemáticos de Mondim de Basto.

No dia 24 de maio, realizou-se na Biblioteca Municipal a conferência "Uma jangada. Ao leme, os Direitos Humanos. O cais, a Lucidez" sobre José Saramago, com o orador José Gonçalves. Uma iniciativa que contou com a participação de alunos das turmas do Agrupamento de Escolas de Mondim de Basto, que estudam as obras de José Saramago. A sessão terminou com a inauguração da exposição "José Saramago, 90 anos".

Durante o mês de maio, e incluído no programa do Mês do Livro, regressou à Biblioteca Municipal o cinema infantil, com os filmes "Smurfs - A Aldeia Perdida", "Vaiana", "Ups...lá se foi a arca", e "Bailarina".

Inaugurada em 2013, a Biblioteca Municipal tem mantido uma atividade cultural regular, apostando na proximidade com o leitor e com a população em geral, promovendo atividades dentro e fora do edifício, na Vila, mas também nas restantes freguesias do concelho.