Jornadas da Juventude debateram o emprego e o associativismo

ainfo 180528 jornadas juventude1A Câmara Municipal promoveu, nos passados dias 18 e 25 de maio, duas jornadas de reflexão e debate sobre as temáticas do emprego, do empreendedorismo, do associativismo e do voluntariado, especificamente direcionadas para os jovens do concelho.
O auditório da Escola EB 2,3/S de Mondim de Basto foi palco de palestras, testemunhos e partilha de ideias entre entidades, agentes e associações locais e jovens estudantes.
Através do contributo do Instituto do Emprego e Formação Profissional, os jovens Mondinenses puderam conhecer os programas de apoio ao emprego, as ofertas de emprego que estão disponíveis, mas também os incentivos existentes para a criação do próprio emprego.

Pelo Instituto Português do Desporto e Juventude, foram dados a conhecer os programas de apoio à Juventude e Empreendedorismo, nomeadamente no que diz respeito ao associativismo, ao voluntariado e promoção da cidadania, à ocupação de tempos livres, à educação não formal, à informação e à mobilidade geográfica dos jovens em Portugal e no estrangeiro.

O Gabinete de Inserção Profissional da Câmara Municipal foi também responsável pela apresentação de um painel relativo às técnicas de procura de emprego, tendo ainda dado a conhecer os seus serviços e a disponibilidade para apoiar os jovens na procura de emprego, na elaboração de currículos e na preparação para entrevistas.

A jornada dedicada ao associativismo contou com os testemunhos vivos de elementos das associações desportivas, culturais e sociais do concelho, nomeadamente do GTM – Tamecanos, da Mondim BIKE, da ASAD e da Thamuse.ainfo 180528 jornadas juventude2

O Vereador Nuno Lage acompanhou estas jornadas, tendo referido que é importante munir os jovens de mecanismos que lhes permitam desenvolver e aplicar as suas competências, tanto as que adquirem em meio escolar, como na prática de funções não formais.