Autarquia vai comparticipar a compra de medicamentos a pessoas carenciadas do concelho

ainfo 180508 protocolo medicamentosO Município de Mondim de Basto formalizou, no passado dia 07 de maio, um protocolo de colaboração com a Associação Dignitude, que tem como objetivo comparticipar a compra de medicamentos a pessoas do concelho que, comprovadamente, se apresentem numa situação de carência económica.
A Dignitude é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, sem fins lucrativos, que é responsável pelo desenvolvimento, operacionalização e gestão do Programa abem: Rede Solidária do Medicamento. Este programa tem por objetivo garantir o acesso ao medicamento por parte de qualquer cidadão que se encontre numa situação de carência económica, que o impossibilite de adquirir os medicamentos comparticipados que lhe sejam prescritos por receita médica.
Anualmente o Município de Mondim de Basto vai prestar um contributo financeiro para o Programa abem: Rede Solidária do Medicamento, no valor de 10 mil euros. Será ainda responsável pela referenciação e inscrição dos beneficiários neste programa, que deverão reunir alguns requisitos específicos, nomeadamente, residir no concelho de Mondim de Basto há pelo menos 1 ano e possuir um rendimento per capita do agregado familiar inferior a 50% do Indexante dos Apoios Sociais.

Os beneficiários integrados no Programa abem serão portadores do cartão abem e poderão adquirir os medicamentos abrangidos pela comparticipação, numa das farmácias do concelho, que se vão associar a este projeto.

O Presidente da Câmara, Humberto Cerqueira, e a Vice-Presidente Teresa Rabiço, explicaram que “com a implementação deste programa vai ser possível suprimir as situações que demasiadas vezes se verificam, das pessoas terem que optar por um medicamento, em detrimento de outro, por não terem condições financeiras para o adquirir”.

O acesso aos medicamentos é uma questão de dignidade e sobrevivência. Há no concelho um número significativo de pessoas sem rendimentos, que garantam o acesso à aquisição de medicamentos. Esta medida da autarquia procura resolver este problema.

Prevê-se que esta medida seja implementada durante o 2º semestre deste ano.