Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância

ainfo 180427 mes prev maus tratos infanciaMondim de Basto assinalou e envolveu toda a comunidade nas iniciativas que marcaram o mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância.
Simbolicamente, o edifício dos Paços do Concelho esteve decorado, durante todo o mês de abril, com um laço azul, símbolo desta campanha.
Com os alunos do 1º ciclo e com o apoio dos agentes do projeto “Escola Segura” da Guarda Nacional Republicana, foi realizada a Operação STOP, uma ação de sensibilização junto dos automobilistas para alertar condutores e as próprias crianças para os cuidados de segurança a ter na estrada.
Aos pais e encarregados de educação foi distribuído um plano mensal, com propostas de atividades para desenvolverem em conjunto com os seus filhos e educandos.

Na feira mensal foram distribuídos, à população do concelho, laços azuis e panfletos informativos sobre esta campanha de alerta para a prevenção dos maus-tratos a que muitas crianças e jovens ainda estão sujeitos.

As ações de sensibilização deste mês terminaram com uma caminhada que envolveu as crianças do ensino pré-escolar e ensino básico do concelho, professores e encarregados de educação e que culminou na Praça do Município com a formação de um laço humano.

O mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância resulta de uma parceria do Município com a Comissão de Proteção de Crianças de Jovens do concelho.