Município homenageou soldados mortos na Batalha de La Lys

ainfo 180409 comem centenario IGuerra mundialO Município de Mondim de Basto assinalou, no passado dia 9 de abril, o centenário da Batalha de La Lys, com uma homenagem aos soldados portugueses que aí foram mortos.
O Jardim 9 de Abril foi palco desta homenagem que iniciou com a deposição de uma coroa de flores no monumento aos Morto da Grande Guerra, tendo-se seguido dois minutos de silêncio em homenagem aos Soldados Mondinenses mortos na I Guerra Mundial.
O monumento aos Mortos da Grande Guerra de Mondim de Basto foi mandado construir e oferecido ao Município pelo benemérito José de Carvalho Camões, em 1930, sendo autor do projeto e arquiteto e militar portuense, Tenente João Marcelino de Queirós.

Já no Salão Nobre da Câmara Municipal foram proferidos os discursos do Presidente da Câmara, Humberto Cerqueira e do Presidente da Assembleia Municipal, Valentim Macedo, que exaltaram a coragem dos portugueses nas batalhas que enfrentaram, lutando, em condições muito adversas, por Portugal e pela França, na defesa de valores como a justiça e a democracia.

No mesmo espaço foi ainda inaugurada a exposição “A Praça 9 de Abril e o Monumento aos Heróis da Grande Guerra”, da autoria do historiador António Pereira Dinis, que vai estar patente até ao dia 25 de abril, na Câmara Municipal.