• Cabeçalho Inicio
  • Cabeçalho Inicio
  • Cabeçalho Inicio
  • Cabeçalho Inicio

ainfo 180409 comem centenario IGuerra mundialO Município de Mondim de Basto assinalou, no passado dia 9 de abril, o centenário da Batalha de La Lys, com uma homenagem aos soldados portugueses que aí foram mortos.
O Jardim 9 de Abril foi palco desta homenagem que iniciou com a deposição de uma coroa de flores no monumento aos Morto da Grande Guerra, tendo-se seguido dois minutos de silêncio em homenagem aos Soldados Mondinenses mortos na I Guerra Mundial.
O monumento aos Mortos da Grande Guerra de Mondim de Basto foi mandado construir e oferecido ao Município pelo benemérito José de Carvalho Camões, em 1930, sendo autor do projeto e arquiteto e militar portuense, Tenente João Marcelino de Queirós.

Já no Salão Nobre da Câmara Municipal foram proferidos os discursos do Presidente da Câmara, Humberto Cerqueira e do Presidente da Assembleia Municipal, Valentim Macedo, que exaltaram a coragem dos portugueses nas batalhas que enfrentaram, lutando, em condições muito adversas, por Portugal e pela França, na defesa de valores como a justiça e a democracia.

No mesmo espaço foi ainda inaugurada a exposição “A Praça 9 de Abril e o Monumento aos Heróis da Grande Guerra”, da autoria do historiador António Pereira Dinis, que vai estar patente até ao dia 25 de abril, na Câmara Municipal.

 

 DEST NEWSLETTER SMS

DEST BALCAO UNICO

DEST SIG

DEST ORCAMENTO PARTICIPATIVO

Agenda

DEST MAIS EVENTOS

DEST 120ANOS RESTAURACAO CONCELHO

Destaques

  DEST REINO DE NATAL

DEST ALMOCO NATAL

DEST CAF NATAL 2018

DEST CDM 2018 2019

separador

DEST CAMPANHA SENSIBILIZACAO

 separador

dest fatura eletronica agua

separador

DEST ARU
 separador

DEST ASSOCIATIVISMO 2019

separador

DEST PDR2020

DEST NORTE2020

separador

DEST ATAS REUNIOES CAMARA ASSEMBLEIA

DEST EDITAIS CONVOCATORIAS CAMARA ASSEMBLEIA

DEST ECONONIA EMPREGO

MONDIM APP

Mondim de Basto App disponibiliza ao visitante toda a informação sobre o município de Mondim de Basto.

Descarregue e desfrute!

MONDIM APP ADROID  MONDIM APP ITUNES