Gestão Integrada da Floresta

rede viaria florestalA CIM do AVE, submeteu em 16/02/2017, ao Aviso POSEUR-10-2016-75 – Instalação de Redes de Defesa da Floresta Contra Incêndios, em terrenos não privados, uma candidatura designada “Gestão Integrada da Floresta”, tendo a mesma sido aprovada a 17 de maio de 2017, com um investimento elegível de 121 845,06 €.
Tendo em conta que o território da CIM do AVE, face à grande ocupação do solo a nível florestal, se apresenta muito propenso aos incêndios florestais, esta operação surge no sentido de dar resposta às atuais vulnerabilidades ainda existentes nos municípios relativamente à rede de defesa da floresta, pretendendo reduzir o risco de incêndio, bem como o aumento da sua dimensão, intensidade e severidade.

No âmbito da operação foram desenvolvidas várias ações em terrenos não privados, pertencentes ao perímetro florestal do Município de Cabeceiras de Basto, Mondim de Basto e Vieira do Minho.

No município de Mondim de Basto a ação executada refere-se à beneficiação de rede viária florestal de acesso a pontos de água de 1ª ordem, nas freguesias de Vilar de Ferreiros, S. Cristóvão de Mondim, União de Freguesias de Campanhó e Pardelhas.