Câmara Municipal vai implementar tarifa social para os serviços de abastecimento de água e saneamento

CM MONDIMA Câmara Municipal de Mondim de Basto vai adotar tarifários especiais de consumo de água, saneamento, destinados às famílias mais carenciadas do concelho, às famílias numerosas e a outras entidades sem fins lucrativos.

Trata-se de uma medida prevista no Regulamento de Abastecimento de Água e de Drenagem de Águas Residuais do Município de Mondim de Basto e que se traduz em benefícios para os utilizadores domésticos e não-domésticos.
Os munícipes poderão então beneficiar, tendo em conta os critérios de que disponham, da tarifa familiar ou da tarifa social.

A tarifa familiar consiste no alargamento dos escalões de consumo em m3, por cada membro do agregado familiar que ultrapasse os quatro elementos. Podem beneficiar deste tarifário, os agregados familiares, residentes e consumidores do concelho de Mondim de Basto, cuja composição seja superior a quatro elementos.

A tarifa social destina-se a utilizadores domésticos que se encontrem em situação de carência económica, que ficarão isentos das tarifas fixas destes serviços. Para os utilizadores não-domésticos, o tarifário social consiste na aplicação do valor da tarifa fixa aplicada aos utilizadores domésticos, no tarifário normal.

Os interessados que se encontrem nas condições descritas, podem requerer os benefícios previstos, mediante preenchimento de formulário próprio disponível no Balcão Único da Câmara Municipal.